ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Para ministro do TSE, combate às fake news é prioridade para eleições

Em Campo Grande, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto afirma que novas regras para 2020 devem ser aprovadas em até 3 semanas

Humberto Marques | 16/09/2019 18:41
Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto aponta importância de se instituírem regras para frear as notícias falsas nas eleições. (Foto: Nelson Jr/SCO/STF)
Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto aponta importância de se instituírem regras para frear as notícias falsas nas eleições. (Foto: Nelson Jr/SCO/STF)

As eleições de 2018 deixaram como herança muito mais do que o acirramento da cizânia entre “direita” e “esquerda” no Brasil. As disputas acabaram marcadas pela intensificação do uso de novas tecnologias virtuais em benefício de candidatos e grupos políticos, sendo marcadas mais de forma negativa pela disseminação das fake news. Fenômeno que, na avaliação do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, exige esforços para que não venha a se repetir e, novamente, contaminar o processo de formação do voto.

Presente a Campo Grande para proferir aula magna da pós-graduação de Direito Eleitoral da faculdade Instead, Carvalho Neto preparou uma exposição sobre os temas contemporâneos e ações afirmativas de combate às notícias falsas e projeção dos futuros comportamentos da Justiça Eleitoral perante as novidades das eleições.

Ele lembra que o fenômeno não foi uma exclusividade do Brasil –sendo registrado também nos Estados Unidos e Europa–, já sendo alvo de medidas legislativas aprovadas ou em fase de gestação, que deverão ser aprovadas nas próximas três semanas para valerem já em 2020, quando uma nova eleição envolverá prefeituras e Câmaras Municipais.

“O Congresso Nacional se debruça e a parte da Justiça Eleitoral, por marco normativo que cabe cumprir, une esforços contra os prejuízos da proliferação do uso das ferramentas tecnológicas como a disseminação de fake news”, disse o ministro ao Campo Grande News. Ele destacou que o efeito da disseminação de informações distorcidas ou falsas em “uma eleição de tiro curto, com 45 dias, foi em tese danoso. A própria Justiça Eleitoral se viu como vítima de algumas dela”.

O ministro considera fundamental a instituição de um marco normativo e de medidas protetivas contra a repetição desse quadro no ano que vem. Isso passa por um debate que envolve a utilização desses novos aparatos tecnológicos pela população –verdadeiros facilitadores da comunicação.

“Dia desses, o ministro Ogg Fernandes (também do TSE) disse que ‘o direito é uma obra de fricção, não de ficção’, e isso trata de uma matéria de fricção total: o direito inegociável à liberdade de expressão. Mas, como todas as outras expressões de liberdade, também convive com limitações. E uma delas é a proteção aos valores caros a uma eleição justa e verdadeira. O combate às fake news está justamente nesta encruzilhada”, afirmou.

É aí que Carvalho Neto prevê a inserção dos “marcos normativos” para combater a divulgação das notícias negativas, incluindo os impulsionamentos de matérias não apenas pelos candidatos, mas também por coligações e seus representantes –mesmo que travestidos de meros apoiadores. “É possível uma sintonia fina dos dois cenários para trabalharmos a purificação da eleição e não sermos surpreendidos por fatos nefastos”.

A implementação de tais medidas, porém, é diretamente ligada ao Legislativo federal –que aprova as regras a serem reguladas pelo Judiciário. “Há perto de dez projetos em tramitação, com várias nuances relacionadas ao tema. Precisamos aguardar a vinda à baila da nova legislação até um ano antes da eleição para, depois fazermos as resoluções administrativas para dar fiel cumprimento à legislação levada à efeito pelo Congresso”.

Nos siga no Google Notícias