A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

06/08/2013 11:10

Para não “cair por terra”, Câmara vai reunir as denúncias contra Bernal

Aline dos Santos e Jéssica Benitez
Câmara prepara processo para pedir cassação de Bernal. (Foto: Cleber Gellio)Câmara prepara processo para pedir cassação de Bernal. (Foto: Cleber Gellio)

A Câmara Municipal vai reunir todos os documentos e denúncias para só então levar a plenário o pedido de criação da comissão processante que pode resultar na cassação do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). A estratégia além de dar musculatura à apuração faz com que o Legislativo ganhe tempo para conseguir os 15 votos necessários para instaurar a comissão.

“Para cassar, tem que ser um processo formal e legal, com responsabilidade e seriedade, qualquer erro formal faz com que comissão processante caia por terra. Não quero queimar etapas”, afirma o presidente da Câmara, vereador Mário César (PMDB).

No entanto, ele admite que há diversos indicativos que poderiam sustentar o pedido de cassação. Como a apuração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote, que investiga contrato com a Salute, a microempresa criada em primeiro de abril e que levou R$ 4,3 milhões em dispensa de licitação, o fornecimento do gás e retenção de verbas do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais).

Os vereadores também aguardam parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) sobre as suplementações realizadas pelo prefeito e recebeu denúncias de obras paradas e de indisponibilidade de venda de imóvel na Via Parque.

“Vamos reunir todos os indicativos e fazer de uma forma só”, afirma o presidente da Câmara. A criação da comissão processante precisa do aval de 15 dos 29 vereadores. Depois, são sorteados três parlamentares que farão o relatório. No processo, o prefeito tem direito à defesa. Depois, em caso de parecer pela cassação, são necessários 20 votos para que Bernal seja posto para fora da Prefeitura.

Corre-Corre – Com os termos improbidade administrativa e prevaricação, o corregedor do MPE (Ministério Público Estadual), Mauri Ricciotti, lembrou hoje aos vereadores que eles podem ser punidos caso não cumpram o papel de fiscalização. No entanto, Ricciotti descartou qualquer relação entre o alerta e a postura da Câmara em relação às denúncias que já existem contra Bernal.

O corregedor disse aos jornalistas que não responderia questões pontuais. Ele relatou que já foi a 15 Câmaras Municipais para reforçar sobre o papel fiscalizador e que a ineficiência na aplicação dos recursos é gastar à toa.

Mesmo agendada, a visita de Ricciotti à Câmara provocou corre-corre na manhã desta terça-feira. Ele chegou pontualmente às 8h, enquanto a maioria dos vereadores chegou 8h30.

Em busca de quorum para reunião, foram disparados inúmeros telefonemas em busca dos parlamentares. O último a chegar foi o líder do prefeito. Marcos Alex entrou às 9h13 na reunião realizada a portas fechadas.



tudo isso e muito simples e so irmos as ruas pedir que nâo se tenha mais reeleiçoes para vereadores ,deputados federais ,deputados estaduais, senadores,prefeitos .governadores e presidentes e fazer a reforna politicas ja !pois tem filhas ,filhos ,netos de politicos profissiomais com interresses proprios e looby de contrutoras ai podemos melhoras a nossa politica onde ja se viu troca de afagos e favores
 
carlos akamine em 06/08/2013 20:29:13
contra fatos nao ha argumentos. ainda bem que as formas ilicitas desta prefeitura apareceram cedo
 
samuel vosni em 06/08/2013 18:21:49
Infelizmente toda essa pressão é tão somente com a intenção de arrecadar dinheiro. Os vereadores, todos, só pensam no quanto vão pedir de "cala boca". Nós estamos no Brasil, os exemplos infelizmente vem lá de cima.
 
RONEY FIALHO em 06/08/2013 16:48:09
Ta ai, o povo não sabe escolher, aliás, repetindo o que já escrevi antes, o Giroto não era a melhor opção, mas pelo visto seria menos ruim, e isso é o problema, achar o menos pior para votar!!
 
Caio Prado em 06/08/2013 16:47:18
Vergonha!vergonha! porque não abrem investigação sobre a vin
da da construtora mexicana para Campo grande? mudou-se a lei do uso do solo,e muito mais,agora olha o que aconteceu,o povo sem casa,dinheiro perdido,quem era o prefeito mesmo?,pior foi a construtora dos garis,alguem ou algum vereador foi atrás para verificar seu capital? quais as obras que ela tinha feito? aonde era sua sede? e as pontes de metal da Ernesto Geise l? feitas no apagar das luzes da administração passada?e o asfalto afundando em toda acidade?obs:asfalto novo,ha já sei é tudo culpa do Bernal!
 
clodoaldo lemes de souza em 06/08/2013 15:58:30
prefeito por que ele fala bonito, lugar de radialista é na rádio???????? ????? O cara(Alcides Jesus Peralta Bernal) , é um acontecimento observável ,literalmente "algo que pode ser visto",mais que dá inveja dá,a si dá!!! kkk Vcs(PMDB&CIA) que não conseguem engodar mais ninguém.Vida longa para o Prefeito,radialista,advogado,político em ascensão....VIVA O BERNAL!
 
Dr Adilson Marquez em 06/08/2013 15:37:02
Politica suja concordo plenamente com Angelica,esses vereadores em vez de trabalhar pelo povo que votou neles,ficam em perseguição ao prefeito,o que da a entender que querem desviar a atenção das cpis,para outro lugar e não vir a descobrir a sugeira deles,alem do grande café da manhã que perderam, será que faz tanta falta assim?ou tem muito mais coisa suja por aí.
 
Teresa Moura em 06/08/2013 14:20:33
FORA BERNAL!!!!
 
Ricardo Sadyama em 06/08/2013 13:50:03
O pessoal pega no pé porque os serviços do atual prefeito não estão satisfatórios. E toda essa de "vontade do povo", como se a população apoiasse em uníssono o referido - e é fato que há quem se arrependa de nele ter votado - é fácilmente contestável; se o "povo" quisesse realmente que o Bernal se mantivesse no cargo, as pessoas estariam a defendê-lo mesmo nas ruas, fariam sua voz ouvida, e não apenas escreviam um ou outro comentário em sites de notícias. De mais a mais, mazelas todo político tem - a administração anterior sem dúvidas também as tinha; chega-se a uma situação extrema, porém, quando o conjunto de falhas e faltas supera o aceitável, como acredito ser o caso.
 
Juliano M. Albuquerque em 06/08/2013 13:39:05
Me desculpe mas tive que rir muito com o comentário da Angelica Miranda dizendo dessa possibilidade de Bernal estar "certinho demais"... Pelo Amor de Deus né, o cara até agora não saiu do facebook dele pra nada!! Nossa Capital está entregue às moscas em todos os setores, seja saúde, educação, transporte, tudo tudo.. Esse foi o pior resultado de campanha de prefeito nos últimos tempos. Mas a maioria foram cegos ou tentaram tampar o sol com a peneira, basta ver o que esse sujeito "fez" (ironia né) quando foi vereador por 4 mandatos e ainda deputado, absolutamente nada!!! ACORDA CAMPO GRANDE !!! ACORDEM E SALVEM NOSSA CAPITAL!
 
Marcello Batio em 06/08/2013 13:34:52
Com tanto serviço parado, e este prefeito e vereadores só brigam, onde vamos parar? Não vemos outra coisa, só cassa este cassa aquele, interesse para CG, nem pensar.
 
Mirtes Lourenço Camilo em 06/08/2013 13:22:11
Eu não entendo por que de tanta perceguição, eu acho que ele ta fazendo um bom trabalho, e que temos que dar tempo, se a casa tava mesmo bagunçada ele tem que narrumar, e porque os vereadores não ajudam?
Em vez de ficar procurando coisas contra eles deverian era estar trabalhando junto para melhorar para todos nos,
 
Adenilson Alves Acunha em 06/08/2013 13:04:52
nós votamos para prefeito e vereadores ,e cade responsabilidades destes politicos que até agora fizeram nada , senão um grande falatorio ,se tirarem o prefeito que não faz nada, tambem temos que tirar os vereadores que são omissos os deveres e obrigações com o povo que o elegeram, podemos continuar como está A NOSSA CAPITAL PAROU..........
 
luiz rebelo em 06/08/2013 12:57:04
De novo esse papo da câmara de cassar o prefeito? aff, quem tao com processo e cassados segurando a corda banba sao uns 5 ae e o prefeito nao tem processo na justiça, dae os vereadores querem montar um pela camara, jah que sao oposiçao pra derrubar o prefeito???, quanta vergonha pra campo grande.
 
jose arauto dos santos em 06/08/2013 12:49:58
Este prefeito está dando um show, show de incompetencia campo grande parou e o pior votei nele!
 
francisco manoel em 06/08/2013 12:41:13
por que será q na administração passada ,os vereadores não fiscalizavam ,acorda população de Campo Grande !!!!!!
 
magno sousa em 06/08/2013 12:33:39
Bernal está se tornando um BER-NE!
 
Daniel Cavalcanti em 06/08/2013 12:25:52
Tem 5 vereadores cassados e esperando o TRE confirmar a sentença; que moral esses homens tem para votar ou punir o prefeito? Eu no lugar deles nem comentaria nada de ninguém, ficaria escondido.
 
luiz alves em 06/08/2013 12:19:44
Angelica, pegam tanto no pé do seu tio, quer dizer, deste prefeito, porque ele está destruindo o pouco que conseguimos avançar com o prefeito anterior, não to defendendo ninguem não, na minha opnião em toda a sua existencia, Campo Grande nunca teve um prefeito à sua altura, mas não precisa esculachar, mas isso é bom pro povo ver que não adianta escolher prefeito por que ele fala bonito, lugar de radialista é na rádio.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 06/08/2013 12:15:59
TUDO ISSO QUE ESTA ACONTECENDO E UMA GRANDE VERGONHA PARA NOSSO MUNICÍPIO EM CADEIA NACIONAL. ESSES NOSSOS VEREADORES NÃO ESTÃO CONFORMADO COM O ATUAL PREFEITO, PORQUE SERA?
 
fabio de melo em 06/08/2013 11:53:14
O Prefeito desrespeita a Câmara a todo instante, ele não teve competência para articular uma base de apoio a sua administração, falta fazer politica, quem perde com isso e a população.
 
Fernando Godoy em 06/08/2013 11:51:39
Eu só queria entender porque pegam tanto no pé deste prefeito e o de antes porque não fizeram isso será que ele era certinho demais, gente nós elegemos prefeitos ,vereadores,deputados,senadores para trabalhar todos juntos e não ficarem de baixaria,picuinhas,invejas, ignorância eu já estou enjoada de política suja mesquinha por isso meu voto é nulo e não me arrependo por nada, porque a politica é suja.
 
angelica miranda em 06/08/2013 11:43:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions