A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

04/08/2013 10:07

A um mês do fim, CPI deve pedir cassação de Bernal por 2 motivos

Lidiane Kober
Bernal também pode ser convocado pela CPI e corre o risco de perder o mandato (Foto: Cleber Gellio)Bernal também pode ser convocado pela CPI e corre o risco de perder o mandato (Foto: Cleber Gellio)

A pouco mais de um mês do fim dos trabalhos, a CPI do Calote reforça teoria de improbidade administrativa e deve pedir à Câmara Municipal abertura de processo de cassação do prefeito Alcides Bernal (PP). A comissão, instaurada para apurar a suposta inadimplência da prefeitura com fornecedores e prestadores de serviço, também suspeita da abertura de empresas de fachada para fechar contratos milionários com a administração. A denúncia será encaminhada ao MPE (Ministério Público Estadual)

De acordo com o presidente da CPI, vereador Paulo Siufi (PMDB), a improbidade aparece em duas situações. Primeiro, por conta de a prefeitura não obedecer a Lei da Transparência e deixar de divulgar detalhes de contratos e licitações. “Se tivessem cumprido a legislação, não teria sido necessário travar luta com a administração para conseguir documentos”, comentou.

A irregularidade, segundo Siufi, também pode ser verificada na falta de pagamento à Solurb. “A cláusula 17 do contrato da prefeitura com a empresa prevê pagamento de multa, de juros e correção monetária em caso de atraso ou de inadimplência, portanto, isso deverá gerar ônus ao erário público, o que a lei classifica como improbidade administrativa”, explicou.

O assunto, inclusive, será o principal tema de oitiva, na próxima quinta-feira (8), com o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur da Silva. “Vamos ver se ele apresenta alguma justificativa plausível para a dívida com a Solurb”, afirmou o presidente da comissão.

Diante das suspeitas, a CPI caminha para sugeriu no relatório final abertura de processo de cassação do prefeito. “Ainda vamos ver com os outros membros da comissão, mas a tendência é essa”, confirmou Siufi. “A palavra final será do plenário”, emendou, fazendo menção à necessidade de a sugestão passar pelo crivo dos 29 vereadores.

Sobre o assunto de partida da comissão, ou seja, a suspeita de calote da prefeitura, Siufi adiantou não ter dúvidas. “Isso já está provado, mas ainda queremos entender porque alguns fornecedores e prestadores de serviço recebem e outros não”, ponderou o vereador.

Empresas de fachada - Também deverá aparecer no relatório final da CPI a suspeita da abertura de empresas de fachada para fechar contratos milionários com a prefeitura. É o caso da Salute e Jagás. A primeira fechou contrato de R$ 4,3 milhões e os proprietários teriam relações estreitas com representantes da cúpula do governo de Bernal.

Apesar de recém-criada, a Salute venceu contrato após apresentar preços bem abaixo do mercado e superar oferta de atacadistas tradicionais. Os vereadores chegaram a ir à sede da empresa, mas não encontraram nada. A Câmara também foi a Jagás e no endereço encontrou outra empresa.

“Isso até extrapola a CPI do Calote”, comentou Siufi. Segundo ele, a denúncia será encaminhada ao MPE. “Em outros municípios isso já estaria na mira dos órgãos competentes”, avaliou. A CPI encerra no próximo dia 7 de setembro e, na quinta-feira, também ouvirá , às 14 horas, no plenário Edroim Reverdito, o proprietário da Mega Serv, Marcos Antônio Marini, e os donos da empresa Salute.



Boa noite a todos! Senhores e senhoras que fizeram seus comentários aqui, não existe político honesto,pelo menos não no Brasil, não importa a qual partido pertença, qual religião, a qual estado pertença. Somos obrigados a comparecer frente as urnas, mas podemos
anular nossos votos, se bem que eu também tenho quase certeza de isso também é manipulado. Já se perguntaram por que só o Brasil usa urna eletrônica? Para fraudar é bem mais simples... eu desconfio... Eu não acredito em político honesto nem depois que esses morrem... por que até depois que morrem, esses podem assombrar nossa vidas, por que depois mortos, viram heróis que ajudaram a "DEMOCRACIA". Não sou pessimista, sou realista nossos políticos em todas as esferas, são um câncer, não tem cura.
 
Marcos Antonio da Silva em 21/09/2013 20:02:23
ISSO QUE DÁ VOTAR EM TROCA DE FAVORES. deixemos de hipocrisia. Nós, do povo, sabemos que existe compra de voto com gasolina, cesta básica, remédio, cargos públicos. os políticos que cedem esses favores não se importam com a nossa cidade. não existem políticos inocentes, nem Câmara nem no executivo, e uma hora o podre de cada um vai aparecer, é só aguardar. o problema é que a gente gosta do discurso bonito, das promessas vazias, e agora? Vamos aprender uma lição: político bom é político fiscalizado, monitorado, rédea curta neles, do contrário todos se corrompem. Quantos de vocês denunciariam uma irregularidade se fossem os beneficiários dela?
 
marcelo em 05/08/2013 10:17:16
parabens aos vereadores por essas investigações. empressas de fachada não podem receber nosso dinheiro. enquanto isso o turismo ainda esta parado pois a prefeitura não desenvolve nenhum trabalho ainda.muitos passos para tras da prefeitura. a cidade tinha que avançar e com o prefeito atual, agente não ouve falar em grande obras. não ouvimos novidades,nossa unica experança em avanço deve-se ao pac 2 e suas obras são resquisios da administrção passada, ou seja nada de bom dessa prefeitura
 
samuel vosni em 05/08/2013 09:45:04
o ruim de tudo isso é saber que teremos que retornar as urnas pra colocar outro pra engordar as custas do povo.
tomara que cassem logo esse cara
 
francisco moreira em 05/08/2013 09:23:09
Eu só não estou entendendo o papel da Câmara municipal, acredito que os vereadores foram eleitos para nos representar, e não ficar a serviço dos empresários..esta C P I do calote deixa a gente indignado... os empresários podem entrar na justiça e rever os valores devido pela prefeitura..Os nossos vereadores estão muito bonzinho com os empresários, gastando o nosso dindim a favor dos poderosos... Senhores cadê a CPI do transporte coletivo, lixo..segurança..vê se faz alguma coisa pele população..trabalha e deixa o outro trabalhar, tem que caça o mandato de todos vcs, que esqueceu do compromisso que vcs tem que realmente fazer.
 
Odair Alves Teixeira em 05/08/2013 09:11:29
Itamar madalena,o nome do vice é Olarte, mas uma vez que saiu como vice do bernal, você acha mesmo que alguma coisa vai mudar?
Quando o Trad era prefeito, ainda se via falar em Edil Albuquerque, seu vice. hoje,como você mesmo perguntou, Quem é o vice do Bernal? Eu sei!!!!
 
nelson correa em 05/08/2013 09:11:12
Nunca vi um Prefeito tão atrapalhado. Falta remédio nos Postos de saúde, até mesmo vermífugo e vacina anti tétano,falta comida nas escolas.O mínimo necessário ele não faz. O povo triste e ele rindo pros quatro cantos.Qual o motivo de tanta alegria?
 
Fatima marques em 05/08/2013 09:01:01
com tantas coisas para se fazer e vereadores nesta guerra com o Bernal , esquece o Bernal gente e vamos trabalhar por Campo Grande.
 
luciano vasque em 05/08/2013 08:57:48
Eu acho que não é apenas dois motivos que o levaria a cassação , pois sua equipe de governo não mostraram por que vieram , são muito ruins , tomara que seja cassado mesmo.
Somente assim os novos políticos abririam seus olhos e veriam o poder do povo e seu voto.
 
Francisco de Assis em 05/08/2013 08:23:57
Até que enfim, a CPI não acaba nunca, depois que caçar o Bernal tem que caçar o Siufi.
 
Moacir Cafaro em 05/08/2013 08:14:43
Cassa esse, cassa aquele, esse povinho tem é que arrumar um jeito de trabalhar, pq cassado tem 5 na câmara... Cassado no papel pq na prática... Vai ter mais um na prefeitura...
 
Janaë Pereira em 05/08/2013 08:04:02
Já está indo tarde Bernal!
 
Marcelo Alves em 05/08/2013 00:14:36
Essa esbórnia acontece porque o povo permite. Palhaçada, Baderna...
Gente, o sistema de saúde esta insuportável. Até quando vamos aguentar essa nogeeeeeeeeera !!
 
ANDRE MARIANI em 04/08/2013 20:07:58
porque vocês vereadores não param de pegar no pé do prefeito e olhem mais um pouco
para a saúde que é um desastre vocês não precisam de posto por isso não ta nem ai o
imagine se fosse um filho de vocês que precisasse de um posto super lotado em que
os médicos não dão a minima atenção para você.
 
josimar alves de oliveira em 04/08/2013 19:35:53
CASSAR OS OUTROS ELES SÃO BONS , AGORA REDUZIR SEUS SALÁRIOS , CONSTRUIR HOSPITAIS , REDUZIR O NUMERO DE VEREADORES , KKKKKK QUERO VER !!!

A É QUASE ESQUECI , ELES CONTAM COM O POVO , QUE NÃO PASSA DE UM BANDO DE BURRO BURRO BURRO BURRO BURRO !!!

POR QUE BURRO ?
EMPACA,E NÃO FAZ NADA , SÓ FICA NO SEU LUGAR PARADO, ASSISTINDO A TUDO E COM MEDO.

DESORGULHO DE SER BRASILEIRO.
 
RENAN MOURA BATISTA em 04/08/2013 18:54:35
É o seguinte, na administração pública se pagar com atraso vai ter que se ver com o Tribunal de Contas. Não pode pagar multas e juros, e isso tem que sair do bolso do Prefeito. Mas o Conselheiro que analisar as contas não pode ter irmã na Prefeitura recebendo cargo em comissão!
 
Carlos Marques em 04/08/2013 18:44:36
sou nascido e criado em Campo Grande, tenho 71 anos e nunca
atravessamos una fase tão dificil como a que atravessamos agora. Nunca o poder
publico foi tão incompetente como o que sentimos neste momento. sem saude e sem
alimentação para os estudantes e creches e o sorriso constante na cara de pau do
Bernal passeando em São Paulo e participando do show do ratinho com as suas
estrelas, ou melhor assessores. Não sei porque a Camara aind não cassou o cara
Oque vai acontecer é que o sofrimento da população como um todo vai continuar
o que eu acho é que os jovens se juntassem aos mais velhos e partissem para a
a retirada desse cara de pau se a Camara não der resultados e nem jeito para que
possamos recomeçar nossas vidas .
abs chico espindola




 
francisco espindola em 04/08/2013 18:12:04
Acredito que a câmara municipal de Campo Grande é um tanto quanto sensacionalista. Ninguém cogitou a ideia de abrir uma CPI contra o ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad, pelo atraso de repasse do aluguel em atraso da própria casa de leis de Campo Grande. Vergonha essa para com todos os cidadãos Campo-Grandense que se sente envergonhado quando o mesmo jornal revela a fragilidade que se encontra a câmara municipal de Campo Grande, onde os mesmos vereadores corre o risco de á qualquer momento ser despejados como errados e maus pagadores.
 
Agostinho Luz em 04/08/2013 17:33:52
O Bernal é incompetente e ja deveria ter sido cassado por tudo que de ruim
ele trouxe para Campo Grande.
abs chicoespindola
 
francisco espindola em 04/08/2013 17:23:32
como pode uma pessoa que diz que trabalha em função das pessoas, tratar tão mal
o povo de Campo Grande como faz o Bernal que há muito tempo já deveria estar
fora da Prefeitura para que possa dar chance a outros que possam recuperar a garra
assistência que o povo merece
 
francisco espindola em 04/08/2013 17:18:24
Eliodoro, eu digo o mesmo!!!!
 
Mirtes Lourenço Camilo em 04/08/2013 16:17:06
Quem deveria perder o mandato são os vereadores que baixaram a verba do prefeito quando o Nelsinho saiu. Vcs pensam que o povo esquece?
 
Maria Silva em 04/08/2013 16:11:20
Engraçado que tem um monte de processos na justiça pra cassar os vereadores, e nada contra o prefeito, somente "falácias". Quem comprou voto tem que cair, TODOS, desda Helena ate o vereador dos pneus. Se tem problemas, ta na justiça, se não está, é falácia e tentativa de queimar imagem, tanto de um lado quanto de outro.
 
josé cunha dos reis em 04/08/2013 16:10:02
FORA BERNAL!!!!!
 
Ricardo Sadyama em 04/08/2013 15:40:16
Esses vereadores consultaram a população para saber se essa é a vontade mesmo do povo? ou só estão interessados em voltar a ter as regalias que tinham com Nelsinho? A população quer os políticos trabalhando, sejam vereadores ou prefeito, e não briguinha de egos e acordos financeiros. Vereadores sendo cassados por compra de votos, prefeito que não tem comando, o procurador do município que não respeita a quarentena ganha mais de 50 mil por mês, Santini, você não precisava manchar sua carreira se envolvendo nessa política suja que está a briga de interesses em Campo Grande. E pior que quem sofre é a população.
 
Rafael Santos em 04/08/2013 14:44:12
Uma vergonha é esse Vereador, ao invés de trabalhar para a população, faz vistas grossas aos cupinchas e caça ao Bernal. Não votei no Bernal, votei no Azambuja, mas infelizmente não deu. O Bernal é fraco nas intervenções politicas e para "ajudar", esses Vereadores CLUBISTAS e CUPINCHEIROS estão fazendo o papel podre. Rejeitaram a instalação da CPI da Saúde e só com a denuncia do MPU iniciaram uma pseudo investigação. Siufi, torço eu para que você trate de forma igualitária todas as denúncias e investigações. Uma hora vocês vereadores prestarão contas também. O povo uma hora acorda e ai vocês se ferram!
 
VICENTE FERREIRA em 04/08/2013 14:37:51
Não sei, mas esta situação esta muito estranha, se alguém diz que sou desonesto, que estou errado, que estou mentindo, que estou em conluio com outro para lesar algo ou alguém, e se sou inocente, vou pra cima, brigo xingo e saio na porrada, mas o que estamos vendo é uma aceitação, uma passividade sem explicação do prefeito, e neste país em que tudo que se leva não se devolve, e com tanto dinheiro em questão, dá até a impressão que ele quer ser cassado, porque? aí tem.
 
Antonio Mazeica em 04/08/2013 14:16:13
tomara que tudo isto sejas verdade e que este prefeitinho caia fora da nossa cidade, tenho vergonha do que esta acontecendo aqui, ainda bem que eu naõ votei neste bernal
 
ELY MONTEIRO em 04/08/2013 14:04:55
gente.. ta mais que evidente que esse Sr. é incapaz de administrar a sua própria casa quanto mais a nossa cidade, ele é um mal caráter, mal pagador isso já esta mais que provado, já se tornou um caso de policia. Ladrão isso é o que ele é, até quando nós campo-grandenses vamos estar lendo nos noticiários de nossa cidade, das falcatruas desse que esta roubando o patrimônio Público...chega de tanta roubalheira tem que ser tomado uma atitude e tirar esse cara da prefeitura..
 
Marlene Anderson em 04/08/2013 13:44:08
Difícil, mas politica é assim pode ser o partido que for nunca vai agradar a todos sempre vai deixar algo a desejar se fosse o Giroto o prefeito já estavam procurando um jeito de cassar ele também essa é a realidade do nosso Brasil.
 
silvanna nery em 04/08/2013 12:43:39
DEMORÔ. NOVAS ELEIÇÕES AGORA. O VICE TB E INCOMPETENTE, NÃO TERMOS LÍDER NA PREFEITURA, NECESSITAMOS D ENOVAS ELEIÇÕES URGENTEMENTE E ELEGERMOS ALGUÉM REALMENTE COMPETENTE. CASO CONTRARIO CAMPO GRANDE VAI PADECER E REGREDIR 50 ANOS.
 
josealdo em 04/08/2013 12:36:51
eu votei nele,se arrependimento matasse !!!!!!
 
eliodoro rodrigues em 04/08/2013 12:25:38
Essa novelinha está parecendo o seriado de super heróis ,batman herói , coringa vilão,super-man vs leks luctor e sua criptonita,(Bernal vs Siufi com sua c p i).
 
jonas alves em 04/08/2013 12:16:24
cenas do próximo capitulo....
 
LENITA SOARES DE BARROS em 04/08/2013 11:42:06
achei engraçado, "estreitas relações", só botar a policia pra investigar! agora na minha opinião coisa ta escancarada! se alguém imaginou que ele viria para mudar algo na cidade, realmente, mudou para muito pior!! a cidade não merece!!
 
Caio Prado em 04/08/2013 11:23:32
Eu pergunto que eu faço eu creio que ninguém sabe o nome do vice, sera que ele esta preparado para comandar a prefeitura, desde o começo do ano e só pate papo os que foram casados estão todos na camará de boa, esta passando da ora de trabalha o salario dos vereadores estão em dia.
 
Itamar madalena em 04/08/2013 11:10:28
SENHORES VEREADORES, ESPERO QUE TUDO ISSO NÃO ACABE EM PIZZA! ! !
 
FERNANDO YUKIO em 04/08/2013 10:48:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions