A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

14/11/2013 09:51

Parecer sobre afastamento de prefeito pode sair na segunda-feira

Kleber Clajus
Comissão aguarda parecer sobre legalidade do afastamento de Bernal (Foto: Kleber Clajus)Comissão aguarda parecer sobre legalidade do afastamento de Bernal (Foto: Kleber Clajus)

A decisão sobre o pedido de afastamento do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), pode ser definida na segunda-feira (18). O processo foi protocolado na Comissão Processante e está em análise, desde ontem (13), na Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal.

Assim que for liberado o posicionamento pela legalidade ou não do pedido interposto pelos ex-integrantes do PP, Pedro Guimarães e Raimundo Nonato, a Comissão Processante define se apresenta projeto de decreto legislativo para o afastamento.

O presidente da Comissão Processante, vereador Edil Albuquerque (PMDB), acredita que o parecer pode ser conhecido na segunda-feira. Já o relator, Flávio César (PT do B), também aguarda a definição quanto a “legalidade para embasar as ações posteriores da Comissão”.

Alceu Bueno (PSL) ressalta ser preciso “não fazer juízo de valor antes do parecer para não sermos questionados”.

Caso haja parecer favorável pelo afastamento, o decreto é então encaminhado para o plenário da Câmara que defineo afastamento ou não de Bernal do cargo. Para afastar, é preciso de 20 votos, critério também adotado na abertura da Comissão Processante.

Segundo o procurador da Câmara, Fernando Pineis, “cabe a Comissão analisar a conveniência e legalidade de propor o decreto legislativo. Porém, após o parecer qualquer vereador também pode apresentar o projeto”.

No próprio pedido de afastamento protocolado está citada a possibilidade de se afastar Bernal por meio de decreto legislativo.

Depoimentos – O processo de afastamento do prefeito corre em paralelo ao início dos depoimentos na Comissão Processante, que investiga a ocorrência ou não de atos ilegais na contratação de empresas de forma emergencial. A denúncia também foi protocolada pelos ex-integrantes do PP, Pedro Guimarães e Raimundo Nonato.

Ontem (13), teve início o ciclo de depoimentos das testemunhas de defesa e acusação. Bernal deve ser ouvido no dia 25 de novembro.

Para Edil, o objetivo é “ratificar os pontos levantados pela denúncia em análise, através do cruzamento de informações entre os depoentes e o material já em poder da Comissão”.



penso que esses vereadores que hoje estão nessa briga ridícula com um prefeito que foi eleito pelo povo tem que procurar trabalhar para melhora nossa capital,não fica ai com essa briguinha de lavadeira que só esta atrapalhando a vida da população eu não votei no prefeito,e graças a deus nem um desses vereadores que estão ai tiveram meu voto,o tempo que esses vereadores gastam brigando eles deixam de trabalhar para defender os direitos da população e para isso que eles foram eleitos,essas CPI sempre da em nada!!!! mais como esses vereadores não tem projeto nem um!!!! ficam ai atrapalhando quem precisa trabalha, gente deixa o prefeito trabalha foi o povo que o elegeu e o povo que tem que tira ele do poder e ate agora não vimos nem uma manifestação do povo só essa briga de politico
 
Rozangela faustina limeira em 14/11/2013 16:43:56
Ditadura! aqui não jacaré! se não tem o fazer vão para praia, ou Filipinas....esse negocio de cassação já encheu o saco...deixe o homem trabalhar! ou pelo menos respeite o voto do povo.. .
 
Jose Moraes em 14/11/2013 16:37:59
TEMOS VÁRIOS VEREADORES CASSADOS TRABALHANDO POR FORÇA DE LIMINAR E QUERENDO CASSAR O PREFEITO ELEITO PELA MAIORIA POPULAR, NOSSA POLÍTICA VAI DE MAL A PIOR. TA NA HORA DE DEIXAR ESSA POLITICAGEM DE LADO E TRABALHAR POR CAMPO GRANDE.
 
HELIO LÓPEZ em 14/11/2013 15:54:29
Tá pior que novela mexicana!!!
 
William Vilela em 14/11/2013 14:31:00
Caro Valter Oliveira, o Bernal só não será cassado se renunciar antes da cassação.
Aliás acho que a renúncia seria uma boa alternativa para salvar os direitos politicos.
Ele não tem outra escapatória. Ele deu sopa para o azar.
 
VALDIR VILLA NOVA em 14/11/2013 14:30:24
O que o Alceu Bueno e o Mario Cesar estão fazendo ai ????Ah me esqueci que eles estão exercendo mandato sob liminar judicial, acusados de compra de votos e outros crimes eleitorais. Pra fazer " justiça" deve ter ficha limpa, não adianta o sujo falar do mal lavado se as obras do ultimo prefeito pra corrigir problemas pioraram, bastou chover so um pouquinho kkkkkkkkkkk
 
Jonatas Alves em 14/11/2013 14:18:46
Ufaaa... Até q um dia vão pelo menos afastar esse homem, alguém tem q impedi-lo de continuar fazendo tanta merda... A mudança realmente veio com ele... PRA PIOR... aff
 
Regiane Silva em 14/11/2013 14:04:54
CASO ISSO OCORRA SÓ IRÁ NOS PROVAR QUE QUEM MANDA MESMO SÃO ESSES CORRUPTOS, ATÉ O TRIBUNAL ESTÁ FURIOSO PELO FATO DE QUE FOI CORTADO OS DINHEIROS QUE ERAM DESVIADOS A ELES!
 
Tharin Mayara Bandeira em 14/11/2013 13:54:59
Resposta para VALDIR VILLA NOVA: A demora nada mais é o seguinte, eles enrolam para o prefeito pagar pra eles (serem comprados), conseguirem vantagens políticas, e até mesmo ganharem algumas secretarias. Se realmente tivesse algo de errado a POLÍCIA FEDERAL já estaria investigando o prefeito. Todos nós sabemos como funciona a política brasileira. Infelizmente quem quer trabalhar sério não consegue, pois sofre muita perseguição e até mesmo sofre ameaças de morte. O que precisamos fazer nas próximas eleições é votar somente em quem nunca foi político!
 
Luis Noronha em 14/11/2013 13:39:42
E o vereador Alceu Bueno que distribuiu combustível nos Bairro Imperial e Estrela do Sul
e ainda não foi cassado? Por qual motivo não foi cassado?
 
Luis Noronha em 14/11/2013 13:29:34
Aleluia, mas infelizmente proximo ao natal, a cidade vai sofrer não só com o descaso que já sofrem nossas ruas e infra estruturas como com a festa de natal e ano novo que este ano deve ser pífia ou não haverá...vou viajar.
 
maximiliano nahas em 14/11/2013 12:39:32
Bernal não vai ser cassado!
 
Valter Oliveira em 14/11/2013 12:00:51
Ninguém mais se lembra que o Mario Cesar (Presidente da câmara dos vereadores de CG) estava prestes a ter seu mandato cassado também, porque parou as investigações?
 
Natalia Carvalho em 14/11/2013 11:43:30
Ufa!! Quanta demora e indecisão para caçar o mandato do Bernal.
Se foi formada a tal Comissão Processante para esta finalidade, e se todos os parâmetros são favoráveis à cassação, não entendo por que tanta demora e por que tanta lenga lenga. Queremos agilidade no processo.
 
VALDIR VILLA NOVA em 14/11/2013 10:12:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions