ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Parlamentares do Mercosul debatem combate ao tráfico nas fronteiras

Durante reunião no Uruguai, deputado de MS defende criação de programa para combate às drogas

Elci Holsback | 02/12/2016 16:55
Deputado federal por MS, Elizeu Dionízio defendeu rigor no combate ao tráfico nas fronteiras (Foto: Divulgação/assessoria)
Deputado federal por MS, Elizeu Dionízio defendeu rigor no combate ao tráfico nas fronteiras (Foto: Divulgação/assessoria)

A criação de programa para combater o tráfico de drogas na fronteira entre o Brasil e o Paraguai e melhorias na Hidrovia do Rio Paraguai foram debatidas durante Sessão Ordinária do Parlasul (Parlamento do Mercosul) nesta semana, em Montevidéu, Uruguai. Membro do parlamento, o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Elizeu Dionízio (PSDB) defendeu rigor no combate ao tráfico de drogas, de órgãos e de pessoas.

"Os debates foram produtivos e representantes de  cada país do Mercosul manifestaram sua opinião. Defendi o combate às drogas de forma enérgica, assim como cobrei que a Hidrovia do Rio Paraguai receba maior atenção dos países membros, devido sua importância para escoar a produção mineral, além do potencial para escoar a produção agrícola", destacou o parlamentar.

Ainda em relação às fronteiras do Brasil com demais representantes do Mercosul, o grupo avaliou a criação de uma comissão de estudos para verificar o cumprimento bilateral do acordo firmado entre Brasil e Venezuela, que estabelece uma zona sem edificações na fronteira entre os países.

Economia e desenvolvimento - Também integraram a pauta de discussões do Parlasul, a retirada de 35% da tarifa de importação a produtos da indústria florestal por parte da Argentina; possível adesão dos países ao Global Pymes, programa coordenado de ações para melhorar a competitividade com ênfase nas pequenas e médias empresas e a criação de regime especial de fiscalização para zonas fronteiriças, com o objetivo de evitar distorção de valores de produtos comercializados nas cidades dos dois lados das fronteiras.

Foi sugerido ainda que Brasil e Argentina entrem em acordo de livre circulação durante todo o dia na ponte que une os países por meio da Pronvíncia de Missões, na Argentina e Campanema município brasileiro localizado no Paraná e San Antônio, na Argentina e San Antônio do Sudoeste, também no Paraná.

Nos siga no Google Notícias