ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Partidos apoiam "cota" para negros, mas eles ainda são minoria na eleição

São poucos candidatos negros a vereador e nenhum para o cargo de prefeito na Capital

Leonardo Rocha | 21/09/2020 12:31
Imagem da urna eletrônica usada nas eleições (Foto: Elza Fiúza - Agência Brasil)
Imagem da urna eletrônica usada nas eleições (Foto: Elza Fiúza - Agência Brasil)

Os partidos em Campo Grande são a favor da “cota” aos candidatos negros, que terão um percentual na distribuição de recursos para campanha e mais tempo de propaganda na televisão e rádio. Entretanto, eles ainda são minoria entre aqueles que vão disputar a eleição na Capital.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tinha definido que haveria este incentivo nas eleições a partir de 2022, no entanto por meio de liminar, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, antecipou a regra para o pleito deste ano. A questão ainda vai passar pelo pleno do Tribunal.

As legendas concordam com a nova regra, mas a participação dos negros na disputa ainda é pequena. “Toda ferramenta para melhorar a participação e dar melhores condições aos negros, nós somos a favor, mas conosco ainda a procura e participação é pequena”, reconheceu o presidente municipal do MDB, Ulisses Rocha, que adiantou que a legenda não têm candidatos negros para vereador na Capital.

Lúcio Flávio Sunakozawa, presidente municipal do DEM, destaca que a legenda terá alguns candidatos (vereador) negros para disputa, citando entre eles, Marinalva Pereira. “As politicas decorrem das interpretações sobre os direitos fundamentais e Igualdade, logo, também podem ser inseridas no campo eleitoral”, ponderou.

O presidente municipal do PSD, Antônio Lacerda, afirmou que a legenda terá quatro candidatos (negros) a vereador na Capital e que a legenda sempre abre espaço. Sobre a mudança de regras neste ano, ele disse que espera uma posição da direção nacional. “Estamos aguardando esta posição, para sabermos como agir”.

Mais visibilidade - Autor da ação em nível nacional, a direção do PT da Capital confirmou que tem de quatro a cinco candidatos (vereador) negros em Campo Grande. Também defende a “cota”, assim como ocorreu com as mulheres. “Democracia não é apenas o voto e sim chances do negro disputar de igual para igual com os demais”, disse Agamenon do Prado, presidente municipal.

Com uma chapa reduzida para vereador, o PSOL em Campo Grande divulgou que tem três candidatos negros para disputa, duas mulheres e um homem. “Vamos cumprir a risca as novas regras, que é uma forma de dar visibilidade e reparar este erro histórico com as mulheres e negros”, disse Cris Duarte, candidata a prefeita da legenda.

O cenário pode ser bem visível na disputa à prefeito de Campo Grande, onde dos 15 candidatos escolhidos nas convenção, nenhum deles é negro. Confira:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias