ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Partidos buscam consenso para escolha da presidência da Assembleia

A eleição da mesa diretora vai ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2019 com os 24 deputados eleitos neste ano

Viviane Oliveira e Leonardo Rocha | 22/11/2018 10:51
Deputado deputado Paulo Corrêa (PSDB) é o favorito do partido para assumir presidência do legislativo (Foto: assessoria/Assembleia Legislativa)
Deputado deputado Paulo Corrêa (PSDB) é o favorito do partido para assumir presidência do legislativo (Foto: assessoria/Assembleia Legislativa)

Os blocos e bancadas partidárias preferem consenso para a escolha do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e dos demais cargos da mesa diretora. Eles entendem que uma disputa poderia criar “rachas” e “sequelas” para o Legislativo a partir do ano que vem.

O líder do governo na Assembleia, Reinaldo Modesto (PSDB), ressaltou que a busca por um acordo é a melhor alternativa porque traz menos traumas, principalmente no começo da nova legislatura em fevereiro do ano de 2019.

Ele disse que assim que os partidos definirem seus candidatos e os cargos que desejam na mesa diretora pode se formar um acordo e contemplar cada um com espaço político. Assim, se repetiria a tradição na Casa, em que as negociações sempre garantiram uma chapa consensual. 

"Nossa vez" - O PSDB quer a presidência por entender que tem a maior bancada com cinco integrantes e que chegou a vez de comandar a Casa. O candidato será deifindo na próxima terça-feira (27), a partir das 18h na sede do PSDB. O favorito é o deputado Paulo Corrêa (PSDB), que tem como principal adversário, dentro do ninho do tucano, Onevan de Matos (PSDB). O deputado do MDB, Renato Câmara, também defende a busca por um consenso por entender que desta forma a assembleia se fortalece como instituição e que assim deixa de produzir “sequelas” entre os deputados.

O MDB, PT e Patriotas já se juntaram e formaram bloco político para disputar a mesa diretora. Câmara explicou que esse grupo tem a intenção de ter força política na hora de negociar os cargos da Assembleia. Os emedebistas podem focar seus esforços pelo cargo da primeira secretária. Já Pedro Kemp - deputado do PT ressaltou que seu partido integra esse bloco para ao menos conseguir um cargo dentro da mesa diretora, pois sua bancada vai reduzir de 4 para dois deputados no ano que vem.

De acordo com ele, o PT está de olho na segunda secretária da assembleia - cargo que neste mandato está com a legenda. Hoje quem ocupa essa função é o deputado Amarildo Cruz (PT). A eleição da mesa diretora vai ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2019 com os 24 deputados eleitos neste ano. Os tucanos são os favoritos para indicar o presidente, pois nas duas últimas oportunidades eles cederam o cargo para o MDB. Atualmente, Junior Mochi (MDB) é o presidente da Casa. 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) descartou se envolver na escolha do próximo presidente da Assembleia, negou ter preferência por algum nome e destacou esperar que os tucanos fizessem a indicação por meio de consenso. Nas eleições deste ano, sua coligação elegeu 16 deputados estaduais.

Nos siga no Google Notícias