ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Partidos preparam convenções com muita indefinição e turbulências internas

Alberto Dias | 16/07/2016 17:19

As convenções partidárias devem acontecer até a primeira semana de agosto, conforme calendário estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Mato Grosso do Sul, algumas alianças já estão definidas em vários municípios, mas os diálogos prosseguem e partidos ainda fazem alinhamentos internos, especialmente em relação aos candidatos a prefeito, frente a impasses para decidir por candidatura própria ou alianças com outras legendas.

No PT, por exemplo, a pré-candidatura do vereador Marcos Alex está longe de ser consenso e ainda causa polêmica entre líderes que questionam a força política do petista, alegando que Alex conseguiu apenas a suplência da Câmara Municipal da Capital, com três mil votos, assumindo a cadeira de Zeca do PT quando este foi eleito deputado federal. O impasse deve ser resolvido na convenção do partido, em 30 de julho.

Zeca é justamente um dos nomes contrários à candidatura de Marcos Alex, ao lado de líderes da bancada estadual, como os deputados Cabo Almi e Pedro Kemp que, inclusive, se reunirão na próxima segunda-feira (16) para discutir a questão.

No PMDB, a recusa do ex-governador André Puccinelli para o concorrer a prefeito, aumentou a incerteza sobre uma possível candidatura majoritária. Outros nomes cogitados, como o senador Waldemir Moka e o deputado estadual Marcio Fernandes, descartam esta possibilidade.


A situação é diferente no PSDB, que já tem candidata majoritária para disputa da Prefeitura de Campo Grande. Só não anunciaram ainda quem será o vice de Rose Modesto, embora informações extra-oficiais deem conta que o nome mais provável é o empresário Claudio Mendonça (PR). A exemplo de outros partidos, os tucanos promovem sua convenção em 30 de julho.


No PPS a convenção está agenda para 23 de julho, embora líderes do partido, como a vereadora Luiza Ribeiro, defenda que a data seja postergada, de modo a viabilizar possíveis alianças na reta final pré-convenções. Na sexta-feira (15), a Executiva Estadual do PPS divulgou apoio irrestrito à pré-candidatura de Athayde Nery para a prefeitura de Campo Grande. Após a notícia, os grupos do partido que apoiam Bernal começaram a se manifestar nas redes sociais e grupos de Whats App.

Nos siga no Google Notícias