ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Paulo Corrêa deve ser confirmado como presidente da CPI da Enersul

Leonardo Rocha | 06/04/2015 12:45
Paulo Corrêa irá presidir CPI da Enersul, já que garantiu a maioria dos votos dos integrantes (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Paulo Corrêa irá presidir CPI da Enersul, já que garantiu a maioria dos votos dos integrantes (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O deputado Paulo Corrêa (PR) será confirmado amanhã (07), como o presidente da nova CPI da Enersul, que vai investigar o desvio de R$ 700 milhões da instituição, onde está incluído o pagamento mensal a pessoas físicas e jurídicas, integrantes de uma “folha confidencial”. O parlamentar já tem o apoio da maioria dos integrantes da comissão, restando apenas oficializar esta situação.

A relatoria da nova CPI da Enersul deve ficar com o deputado Beto Pereira (PDT), que ainda contará com os deputados Pedro Kemp (PT), Marquinhos Trad (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB), como integrantes. Os deputados realizam amanhã (07), a partir das 14h, a primeira reunião da comissão, no plenário da Assembleia Legislativa.

Corrêa conseguiu os votos de Beto Pereira e Onevan de Matos, o que define a disputa pela presidência com Marquinhos Trad (PMDB), que até o momento tem apenas o seu voto, já que Pedro Kemp (PT) segue indeciso e diz que só vai se posicionar na hora da reunião. O petista esperava um “acordo” ou “consenso” para escolha dos dois principais cargos.

Onevan já havia declarado que seguiria a escolha da maioria e confirmou hoje (06), que irá optar por Paulo Corrêa, que já esteve a frente da outra investigação sobre a Enersul, realizada em 2008, tendo Marquinhos Trad como relator.

Apesar de Marquinhos ter proposto a CPI da Enersul, e por esta razão ter vaga garantida, ele não conseguiu o apoio dos colegas para presidi-la, ficará apenas como integrante. Ele argumentou que era uma “tradição” da Casa de Leis oferecer a presidência a quem tivesse sido o proponente da investigação.

Paulo Corrêa, no entanto, justificou que nem sempre esta situação ocorre, citando que na CPI da Saúde, que foi presidida pelo deputado Amarildo Cruz (PT), quem propôs a investigação foi outro parlamentar, Lauro Davi (PROS). “Posso dizer que a CPI terá resultados concretos a população, assim como aconteceu da outra vez, onde conseguimos a devolução de R$ 200 milhões, em compensações nas contas (energia)”, disse o deputado do PR.

Articulação – Desde a reunião da base aliada com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que ocorreu há duas semanas, os próprios integrantes da base haviam sugerido a liderança desta investigação por Paulo Corrêa e a relatoria ficando com Beto Pereira. Nesta oportunidade, o governador questionou Marquinhos se existiam indícios concretos para a realização desta investigação, o que foi confirmado pelo peemedebista.

Na hora da articulação para escolha do comando, o bloco dos partidos pequenos com dois representantes, contando com o apoio do indicado pelo PSDB, que também segue a base aliada do governo, fizeram a diferença nesta definição.

Nos siga no Google Notícias