ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

PEC que mudaria sistema de votação da Assembleia é arquivada

A proposta dividiu os deputados e com 14 votos contrários não passou na Casa de Leis

Fernanda Palheta e Leonardo Rocha | 11/06/2019 13:03
Os parlamentares votaram contra a PEC 1/2019, do deputado João Henrique Catan (PR) (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Os parlamentares votaram contra a PEC 1/2019, do deputado João Henrique Catan (PR) (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que mudaria o sistema de votação da Assembleia, com a alteração do artigo 55 da Constituição Estadual, não passou pela Casa de Leis e foi arquivada. Durante a votação nesta terça-feira (11), a proposta teve 14 votos contrários e 8 favoráveis.

O texto da proposta, de autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PR), previa a retirada do termo “constitucional” do artigo que trata das votações na Assembleia. Segundo o parlamentar, existem questões que não são abordadas na Constituição, como algumas votações e que para estas situações caberia aos deputados definir por regimento.

Catan exemplifica uma das situações que justificaria a mudança, como a votação de moções. “Na Constituição Estadual não específica como são as votações de moções, por isto nós votamos no modelo simples”, afirma o deputado.

O modelo usado pela Assembleia segue a simetria com a Constituição Federal. Mas conforme o parlamentar o regimento da Casa prevê este tipo de votação com três quintos dos votos.

Já os deputados estaduais José Carlos Barbosa (DEM) e Lídio Lopes (Patri) entendem ser desnecessário e que mudança pode “abrir brechas” para modificar o sistema de votações. “Se retirar o termo e mudar a Constituição Estado cai todo o regramento para quórum das votações”, alertou Lopes. O democrata também reforçou que hoje, o sistema se votação segue simetria com a Constituição Federal.

Nos siga no Google Notícias