ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Pena de inelegibilidade não impedirá posse de prefeito eleito em Bela Vista

Jéssica Benitez | 15/07/2013 18:59
Inelegível, prefeito não será impedido de tomar posse (Foto: Marcos Ermínio)
Inelegível, prefeito não será impedido de tomar posse (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com sentença parcialmente acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) e inelegibilidade decretada, o prefeito eleito em Bela Vista, Renato Rosa (PTB), será diplomado e tomará posse do cargo. O juiz Mauricio Miglioranzi, da 17ª Zona Eleitoral, havia cassado o registro de candidatura do médico sob acusação de abuso do poder econômico e compra de votos no pleito do ano passado.

Nesta segunda-feira o TRE acatou parte o julgamento do magistrado. O Tribunal levou em conta somente a compra de voto e descartou o abuso do poder econômico, além de aplicar a pena de inelegibilidade em razão de fatos ocorridos durante a campanha eleitoral das eleições 2012, quando Renato foi candidato a prefeito.

A cassação, porém, não impediu Renato de concorrer nas eleições suplementares de Bela Vista, conforme preconiza a legislação eleitoral e também não impedirá a diplomação e posse do prefeito eleito, uma vez que o registro de sua candidatura foi regularmente deferido pelo juízo eleitoral, por ocasião das eleições suplementares, já que não havia decisão colegiada confirmando a inelegibilidade do candidato.

A verdadeira cassação do diploma de Renato só ocorrerá se o MPE (Ministério Público Eleitoral), partidos políticos, coligações ou candidatos entrarem com outros recursos questionando a expedição do diploma ao prefeito eleito referente à eleição suplementar.

Denúncia - A cassação dos direitos políticos de Renato se deu também devido à acusação de compra de votos na eleição de 2012, por um período de oito anos. Ele foi candidato a prefeito pela Coligação "Reaja Bela Vista" e acusado de ter distribuído combustível para eleitoral no dia 2 de outubro do ano passado.

E isso tudo com propaganda em rádio em cidade do Paraguai, vizinha de Bela Vista. “Quer combustível vai na casa do Luigi Brite (que é concunhado de Renato) para participar da carreata do 40”, anunciava a rádio. A transmissão radiofônica chegava a Bela Vista e houve grande fila para abastecimento no Posto das Oliveiras.

Com fotos e vídeo foi documentado o posto abarrotado com bandeiras do 40, número de Renato na campanha eleitoral. Na tarde do dia 2 de outubro foi feito busca no posto e encontrado ticket de abastecimento, indicando 10 litros de combustível. Não tinha nome do candidato, mas a proprietária disse que eram para carros e motos identificados com o numero 40. 

Nos siga no Google Notícias