A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

24/06/2014 18:36

Pesquisa dá 46% a Delcídio, 25% a Nelsinho Trad e 18% a Reinaldo

Josemil Arruda
Pesquisa estimulada revela liderança do petistaPesquisa estimulada revela liderança do petista

A primeira pesquisa Fiems/Ibrape para governador do Estado na modalidade estimulada, divulgada hoje, aponta o pré-candidato do PT, senador Delcídio do Amaral, na liderança da corrida eleitoral com 46%. O pré-candidato do PMDB, Nelsinho Trad, tem 25%, Reinaldo Azambuja (PSDB), 18%, enquanto os candidatos Marcos Monje (PSTU) e Sidney Melo (PSOL) aparecem, cada um, com 1%. Luiz Pedro (PTN) também está com 1%, mas já desistiu de se candidatar ao governo.

Neste cenário, em que todos os nomes dos pré-candidatos foram apresentados aos entrevistados da pesquisa, os votos brancos e nulos totalizam 4% e o percentual de indecisos também foi de 4%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº TSE/BR 00178/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) com o nº TRE/MS 00019/2014. O Ibrape ouviu, entre os dias 18 e 22 de junho deste ano, 1.860 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.

Chama atenção nessa pesquisa, por ser dado revelador da possibilidade de crescimento eleitoral dos pré-candidatos, o índice de rejeição. O mais rejeitado é o ex-prefeito Nelsinho Trad, com 39%. O segundo mais rejeitado, porém com menos da metade do primeiro, é Delcídio do Amaral, com 18%, vindo em seguida Reinaldo com 11% e Monge com 8%. Desconhecidos da maioria da população, Luiz Pedro e Sidney Melo são os menos rejeitados pelo eleitor, ambos aparecem com 7%.

Um dado revela, porém, que há ainda um alto grau de indecisão dos eleitores, já que 20% dos eleitores não responderam a essa pergunta sobre a rejeição. A soma ultrapassa 100% porque alguns dos entrevistados rejeitarem mais de um nome.

Outro dado relevante mostrado pela pesquisa é referente à força político-eleitoral dos pré-candidatos por região do Estado. Ela mostra que Delcídio lidera no interior com 53% das intenções de votos, com destaque para a região do Pantanal, onde aparece com 77%. Em Campo Grande, o pré-candidato do PT alcançou 30%, enquanto Nelsinho chegou a 35% e Reinaldo Azambuja 18%, com os demais candidatos, em todo o Estado, não superando 1%.

Primeiro turno – O resultado da primeira pesquisa Fiems/Ibrape revela possibilidade de vitória do senador Delcídio do Amaral já no primeiro turno, em 5 de outubro deste ano. Levando-se em conta apenas os votos válidos, em que são descartados os brancos, nulos e indecisos, Delcídio venceria com 51%, dos quais 33% na Capital e 59% no interior do Estado. Nelsinho ficaria com 27%, dos quais 39% na Capital e 23% no interior, enquanto Reinaldo Azambuja surgiria em terceiro com 19%, dos quais 23% na Capital e 17% no interior, com os demais candidatos obtendo 1% cada.

Em um segundo cenário, como se fosse um segundo turno entre Delcídio e Nelsinho, o pré-candidato do PT obteve 54%, enquanto o do PMDB atinge 30%. Neste caso, os votos brancos, nulos e indecisos somam 16%. Numa terceira simulação, com disputa entre Delcídio e Reinaldo, o petista aparece com 56% e Reinaldo Azambuja, 26%. Já os votos brancos, nulos e indecisos somam 18%.

Governador entrega obras, faz visita e assina convênios hoje em Costa Rica
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) viaja para Costa Rica - distante 305 km de Campo Grande, nesta quinta-feira (22). A programação prevê a entrega...
Réu por improbidade, servidor pede dispensa da gerência do Fonplata
Name Antônio Faria de Carvalho, que atuava como gerente de engenharia do Fonplata (Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata) na prefeitu...
Ex-assessor de Temer pede para falar em julgamento sobre Fachin no STF
Foi protocolado às 11h05 (horário de MS) desta quarta-feira (21) o pedido do ex-deputado federal e ex-assessor do presidente Michel Temer, Rodrigo Ro...
Tribunal de Contas julga 46 processos e multa seis ex-prefeitos em R$ 75,5 mil
Com o julgamento de 46 processos entre recursos, prestação de contas de gestão, contrato administrativo, pedidos de revisão e apuração de responsabil...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions