ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Petistas ingressam hoje no MPF contra usinas no Pantanal

Redação | 04/02/2010 11:35

A bancada do PT na Assembléia Legislativa ingressa hoje, às 16h, com uma ação no MPF (Ministério Público Federal) contra o governo do Estado, pela aprovação da lei que permite o plantio de cana e instalação de usinas em algumas regiões da BAP (Bacia do Alto Paraguai).

De acordo com o deputado Pedro Kemp (PT), a lei aprovada no fim do ano passado pela Casa entra em conflito com normas federais vigentes.

Na prática, a representação contesta a lei que institui o programa de gestão territorial e aprova a primeira aproximação do ZEE (Zoneamento Ecológico e Econômico) de Mato Grosso do Sul.

Segundo Kemp, o objetivo é fazer com que a lei aprovada no fim do ano passado seja declarada inconstitucional e passe a vigorar a lei 328, de 1982, que proíbe plantio de cana e instalação de usinas em toda a bacia hidrográfica do Pantanal.

"A lei estadual não pode estar acima das normas federais", declarou Kemp.

Conforme o parlamentar, o discurso do governo, na época da aprovação da lei, era que a proposta tratava apenas do zoneamento para expansão da cana no Estado. Entretanto, modificou o artigo 1º da lei 328/1982, liberando usinas na zona do Alto Taquari.

O principal temor do PT é que um acidente ambiental possa ocorrer nesta área possa atingir o Pantanal.

"Se um resíduo for despejado no Planalto, vai correr pelos afluentes até chegar diretamente no Pantanal, o que seria totalmente desastroso", detalha o petista.

Líder do governo na Casa, Youssif Domingos (PMDB) acha a reclamação procedente, mas garante que os órgãos competentes trabalharão ativamente na fiscalização destes empreendimentos, na tentativa de evitar desastres ecológicos.

"O governo fará todas as exigências necessárias", disse.

Nos siga no Google Notícias