ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Point de "aventureiros", Ceroula agora também atrai políticos

Ong Flores e Passarinhos levou Puccinelli e Marquinhos. Planos incluem governador e astros da música

Aline dos Santos | 21/07/2019 17:52
Marquinhos Trad esteve na trilha no sábado, dia 20 (Foto: Facebook/Reprodução)
Marquinhos Trad esteve na trilha no sábado, dia 20 (Foto: Facebook/Reprodução)

Recanto conhecido por quem curte o campo, história e uma dose de aventura, o Córrego Ceroula, margeado por região de trilha de terreno acidentado e cinco cachoeiras, com destaque para a do Céuzinho, ganhou a atenção de um novo público: os políticos. Em julho, já passaram por lá, na saída para Rochedo, o ex-governador André Puccinelli (MDB), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) e o deputado Lídio Lopes (Patri).

Os passeios são a convite da ong (organização não governamental) Flores e Passarinhos, que leva visitantes ilustres para dar visibilidade e buscar melhorias para o local. O sucesso tem sido garantido. Nomes de expressão repercutem nas redes sociais e despertam a concorrência entre os políticos, num meio afeito à acirrada corrida eleitoral por votos.

Ex-governador, Puccinelli atendeu ao convite e fez a visita no dia 9. Marquinhos Trad esteve na trilha ontem (dia 20). Idealizador desse modelo de visitas, Elzio Moreira da Silva, mais conhecido por Filho do Padre, nome que usa nas urnas quando candidato, conta que o convite também foi aceito pelo ex-governador Zeca do PT e o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa. Os planos também incluem uma visita do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), conforme prometido em video pelo secretário Carlos Alberto Assis.

De acordo com Elzio, a cada fim de semana a região recebe média de 500 visitantes. “De preservativo à garrafa pet, é tudo jogado lá. Criamos a ong no intuito de organizar um pouco. Então, decidimos convidá-los. Se convidar qualquer pessoa, não surte efeito”, afirma, ao mencionar ao impacto da visita de políticos de expressão. Ainda de acordo com ele, o intuito é mostrar “a magia do lugar”.

No dia 9 de julho, Puccinelli faz trilha para visitar usina velha e cachoeiras. (Foto:Divulgação/ONG Flores e Passarinhos)
No dia 9 de julho, Puccinelli faz trilha para visitar usina velha e cachoeiras. (Foto:Divulgação/ONG Flores e Passarinhos)

Apesar de a área de 18 hectares ser particular, ele avalia que a divulgação e interesse político pode resultar em parceria com o poder público que permitam melhor infraestrutura aos visitantes. “Para fazer um lugar que reúna famílias. Um parque ecológico organizado, sem depredação. Hoje é uma desordem. Tem gente fumando droga, fazendo sexo”, diz Elzio.

Filiado ao PMN, ele refuta que organize os passeios com objetivo eleitoreiro. “As pessoas me queimam. Falam esse cara está fazendo política. Mas não é campanha. Tenho uma vida particular muito tranquila e quero participar da sociedade”, afirma. O Filho do Padre filma a chegada dos políticos a sua casa e a caminhada pela trilha.

Aventura guiada - Na visita, a ong Flores e Passarinhos disponibiliza as cordas para subir ribanceira, guia para orientar nos trechos de terreno acidentado e água para hidratar os convidados. Elzio conta que o primeiro político que levou para conhecer a trilha e cachoeiras foi o então prefeito Lúdio Martins Coelho, no ano de 1991.Segundo ele, os planos do gestor incluíam recuperação da usina velha, que forneceu energia elétrica para Campo Grande até a década de 70, instalação de um teleférico e abertura de um zoológico.

Aos 71 anos, Puccinelli, que esteve preso por cinco meses em 2018 em desdobramento da operação Lama Asfáltica, fez um roteiro pela sede da fazenda, usina abandonada e cachoeiras do Alemão e Luz Divina. A reportagem não conseguiu contato com o ex-governador neste domingo (dia 21).

Presidente do diretório do MDB na Capital, Ulisses Duarte que também esteve no passeio, conta que Puccinelli não conhecia o local. André foi prefeito de Campo Grande por oito anos. “Conhecíamos de ouvir falar. É muito bonito e poderia atrair turistas” diz.

Marquinhos Trad seguiu o roteiro de Puccinelli, mas o passeio do prefeito incluiu também a cachoeira do Céuzinho. Nas suas redes sociais, fez vários posts falando do local. “Campo Grande é abençoada por Deus. É a sua natureza”, disse Marquinhos em vídeo divulgado no Facebook.

Os planos da ong Flores e Passarinhos incluem astros da música e convites serão feitos a Luan Santana, Michel Teló e Munhoz & Mariano. Marquinhos foi procurado neste domingo para falar da visita ao local, mas não atendeu a reportagem.

Nos siga no Google Notícias