ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Policia Federal faz treinamentos com drones para fiscalizar as eleições 2020

Amanhã (28), haverá o exercício simulado nas delegacias da PF em Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã, Corumbá

Laiane Paixão | 27/10/2020 11:40
Policiais recebem treinamento para operar drones nesta quarta (28). Foto: (Divulgação Polícia Federal)
Policiais recebem treinamento para operar drones nesta quarta (28). Foto: (Divulgação Polícia Federal)

A Superintendência Regional da Policia Federal do Mato Grosso do Sul, realizará nesta terça (27), o treinamento das equipes que irão fiscalizar as eleições, utilizando drones. Haverá exercício simulado nas delegacias da PF em Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã, Corumbá.

Segundo a Polícia Federal o patrulhamento no dia do pleito eleitoral ira auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte de eleitores. Serão utilizadas mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente em municípios estratégicos em todo território Nacional.

Aeronaves podem ser imperceptíveis devido a altitude que podem chegar. Foto: (Divulgação Polícia Federal)
Aeronaves podem ser imperceptíveis devido a altitude que podem chegar. Foto: (Divulgação Polícia Federal)

Tais equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Ainda assim, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Na prática, as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Caso seja constatado flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes.

 O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.

Sobre o exercício simulado que será realizado nesta quarta, apenas os policiais de Campo Grande não receberão treinamento, pois a equipe da Superintendência da PF MS foi requisitada pelo Ministério da Justiça para execução do mesmo exercício que ocorrerá em Brasília, dado o nível de excelência dos policiais federais afetos a este objetivo.

Confira um vídeo realizado no treinamento e como a ferramenta poderá combater crimes eleitorais:


Nos siga no Google Notícias