ACOMPANHE-NOS    
NOVEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 33º

Política

Policia Federal faz treinamentos com drones para fiscalizar as eleições 2020

Amanhã (28), haverá o exercício simulado nas delegacias da PF em Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã, Corumbá

Por Laiane Paixão | 27/10/2020 11:40
Policiais recebem treinamento para operar drones nesta quarta (28). Foto: (Divulgação Polícia Federal)
Policiais recebem treinamento para operar drones nesta quarta (28). Foto: (Divulgação Polícia Federal)

A Superintendência Regional da Policia Federal do Mato Grosso do Sul, realizará nesta terça (27), o treinamento das equipes que irão fiscalizar as eleições, utilizando drones. Haverá exercício simulado nas delegacias da PF em Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã, Corumbá.

Segundo a Polícia Federal o patrulhamento no dia do pleito eleitoral ira auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte de eleitores. Serão utilizadas mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente em municípios estratégicos em todo território Nacional.

Aeronaves podem ser imperceptíveis devido a altitude que podem chegar. Foto: (Divulgação Polícia Federal)
Aeronaves podem ser imperceptíveis devido a altitude que podem chegar. Foto: (Divulgação Polícia Federal)

Tais equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Ainda assim, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Na prática, as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Caso seja constatado flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes.

 O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.

Sobre o exercício simulado que será realizado nesta quarta, apenas os policiais de Campo Grande não receberão treinamento, pois a equipe da Superintendência da PF MS foi requisitada pelo Ministério da Justiça para execução do mesmo exercício que ocorrerá em Brasília, dado o nível de excelência dos policiais federais afetos a este objetivo.

Confira um vídeo realizado no treinamento e como a ferramenta poderá combater crimes eleitorais:


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário