ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Prefeito diz que Comissão Processante deve ser suspensa após cassação

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 16/12/2013 09:48
Bernal pede para comissão suspender todos os prazos para ganhar tempo e se livrar de cassação (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal pede para comissão suspender todos os prazos para ganhar tempo e se livrar de cassação (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) afirmou, em pedido encaminhado na manhã de hoje à Câmara Municipal, que os trabalhos da Comissão Processante deveriam ser suspensos. Ele alega que o grupo foi “desconstituído” com a cassação do vereador Alceu Bueno (PSL), já que está com dois dos três integrantes.

O advogado Jesus de Oliveira Sobrinho solicitou a suspensão de todos os prazos da comissão, que previam o depoimento de Bernal nesta segunda-feira, a apresentação da defesa em cinco dias e a conclusão dos trabalhos em 90 dias.

“A Comissão Processante, com a perda do mandato de um de seus membros, encontra-se desconstituída, e os seus integrantes remanescentes não estão legalmente autorizados a agir em nome dela”, argumentou a defesa do prefeito no pedido para suspender o depoimento. É a terceira vez que ele não comparece após a Comissão Processante ser considerada legal e constitucional pela Justiça.

Para a defesa de Bernal, a Comissão Processante “não pode realizar instruções e julgamento” com apenas dois integrantes, os vereadores Edil Albuquerque (PMDB), presidente, e Flávio César (PTdoB), relator.

Advogado de Bernal ameaça recorrer à Justiça se Comissão Processante não suspender trabalhos (Foto: Marcos Ermínio)
Advogado de Bernal ameaça recorrer à Justiça se Comissão Processante não suspender trabalhos (Foto: Marcos Ermínio)

O chefe do Executivo até instrui a Câmara de como proceder a partir de agora. No caso, deveria reconstituir a Comissão com o sorteio de um novo vereador para compor o grupo de investigação. Só podem concorrer os parlamentares de partidos com um ou dois representantes no legislativo.

Edil suspendeu a audiência de hoje e está reunido com o relator e o procurador jurídico Fernando Pinéis para analisar o requerimento de Bernal.

Flávio Cesar afirmou que o pedido é legítimo. No entanto, ele destacou o prefeito vem usando de todos os meios para não prestar esclarecimentos à Comissão Processante. Primeiro, Bernal recorreu à Justiça para suspender o processo de cassação. Depois, apresentou atestado médico. Hoje, alegou que falta um vereador para ser ouvido.

O presidente da Comissão Processante afirmou que só vai se manifestar após ouvir a assessoria jurídica.

Nos siga no Google Notícias