A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

29/03/2010 10:20

Presidente da Assomasul discute pré-sal em Brasília

Redação

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PSDB), participa de reunião no Palácio do Planalto para discutir a partilha dos royalties do petróleo na camada do pré-sal entre estados e municípios.

Na ocasião, ele representará o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkiski.

Na quarta-feira, a CNM apresentou aos senadores uma proposta de emenda que busca conciliar os interesses de estados e municípios em relação à polêmica proposta.

Para Beto Pereira, os municípios vivem hoje um momento de expectativa em relação a essa questão, até porque dependem de dinheiro novo para incrementar suas receitas.

"A maioria das prefeituras sobrevive basicamente dos repasses do FPM e do ICMS. Além disso, essas garantias constitucionais estão em constante queda livre", avaliou o presidente da Assomasul, referindo-se ao Fundo de Participação dos Municípios e ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Entre outros pontos, a CNM discorda que os municípios e o Estado do Rio de Janeiro perderão recursos.

A proposta construída pela confederação mantém as atuais regras de distribuição dos royalties e altera apenas a divisão dos recursos das chamadas participações especiais.

Isso reduz o número de municípios que "perderiam" recursos de 173 para 5 e também o número de Estados, dois: Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Com o objetivo de evitar o prejuízo, a emenda da CNM prevê que a União complemente as perdas nesses entes federados até 2014, onde os novos recursos dos royalties do pré-sal já estarão cobrindo essa diferença.

Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...
Senado aprova desconto de dívidas de produtores rurais e texto segue para sanção
O Senado concluiu a votação, nesta quinta-feira (14), do projeto que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais, estabelecendo descontos...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions