ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Presidente da OAB acusa 'candidatos vencidos' de tumultuar disputa

Michel Faustino | 17/06/2016 15:30
O presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
O presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Seccional de Mato Grosso do Sul, Elias Mansour Karmouche, afirma que existe uma tentativa eminente de tumultuar o processo que definiu a lista de indicados na disputa de vaga para desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A eleição da chamada lista sêxtupla do quinto constitucional é alvo de uma nova ação da Justiça Federal.

No entendimento de Mansour, os autores usam argumentos já citados no mandado de segurança que suspendeu o certame, tidos como vencidos. “Existe uma nítida e tão somente vontade de tumultuar todo o processo. Tanto é que existem dois pareceres contra eles e não houve concessão de liminar. O que eles estão fechando é apenas um alarde”, comenta.

O mandado de segurança foi apresentado pelo ex-presidente da OAB-MS e ex-deputado federal Fábio Trad, que também concorria a uma vaga na lista,  por causa da inscrição do advogado Rodolfo Souza Bertin.

A questão é tratada pelo Ministério Público Federal em parecer apresentado no mandado de segurança apresentado por Fábio Trad. O órgão destaca que não há irregularidade na aceitação pela OAB-MS da inscrição do advogado. Segundo Trad, o profissional não poderia ter concorrido à vaga porque não comprovou a experiência exigida para disputar o cargo.

“O MPF deu pela denegação do mandado de segurança dele (Fábio Trad) nesta semana. Agora está nas mãos do juiz. De todo modo, vamos fazer a contestação dessa ação na próxima semana”, disse o presidente da OAB-MS.

Processo ilegal – Segundo o advogado Evandro Ferreira de Viana Bandeira, a anulação foi solicitada com base em quatro irregularidades.

A ação alega que um dos candidatos ate hoje não recebeu resposta sobre o pedido de inscrição, que um conselheiro não poderia ter votado por ser sócio de um dos candidatos e que a série de problemas mostra que a votação foi espúria. o que é negado por Mansour.

A eleição para a escolha dos integrantes da lista sêxtupla foi realizada no dia 29 de abril deste ano. Os nomes foram para o TJMS, que após análise exclui três candidatos da disputa. Após, a lista tríplice vai para o governador, a quem cabe a decisão sobre quem será o novo desembargador do tribunal.

Nos siga no Google Notícias