A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Março de 2019

14/12/2018 22:26

Presidente do TRE defende urna eletrônica e investigação de fake news

João Maria Lós também destacou que até 2022 a meta é cadastrar a biometria dos quase 1 milhão de eleitores de MS

Guilherme Henri e Mayara Bueno
Da esq. para dirt, Reinaldo Azambuja, João Maria Lós e Junior Mochi (Foto: Paulo Francis)Da esq. para dirt, Reinaldo Azambuja, João Maria Lós e Junior Mochi (Foto: Paulo Francis)

No encerramento da diplomação dos 40 candidatos eleitos em MS, o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o desembargador João Maria Lós afirmou que o órgão continua as investigações das “fake news”. Além disso, ele também defendeu o uso das urnas eletrônicas no processo eleitoral do país.

“Nestas eleições as “fake news” atingiram os candidatos e o processo eleitoral de modo geral. A Justiça Eleitoral está investigando essas notícias para saber se foram compartilhadas por desconhecimento ou má fé do eleitor”, destacou.

O presidente também aproveitou para desatacar que, em 22 anos de uso das urnas eletrônicas no país nunca foi comprovado fraude.

“O Instituto Nacional da Democracia levantou que no total são 32 países que souberam utilizar os avanços tecnológicos na construção e fortalecimento da democracia, entre eles podemos citar Canadá, Suécia, Israel, Suiça, Coreia do Sul e Índia – a maior democracia do mundo”.

Além disso, João Maria ressaltou que outro ponto forte do processo eleitoral em Mato Grosso do Sul é a biometria. “Hoje em Mato Grosso do Sul são quase 1 milhão de eleitores aptos a votar com a biometria. Até 2022 queremos estar 100% como este número cadastrado”.

Por fim, na avaliação do presidente do TRE estas eleições foram inéditas considerando o envolvimento dos eleitores nas redes sociais e em debates acalorados nas ruas. “Falaram que as eleições foram tensas. Mas, considero que na história nunca houve um processo eleitoral com tamanha participação da população que mostrou mais senso político”, finalizou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions