ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Previsto para setembro, cadastro de pedófilos ainda precisa de regulamentação

José Carlos Barbosa disse que precisa de regras específicas e termo de acordo com TJ-MS

Leonardo Rocha | 28/08/2017 12:41
Secretário estadual de Justiça, José Carlos Barbosa, durante agenda pública (Foto: Arquivo)
Secretário estadual de Justiça, José Carlos Barbosa, durante agenda pública (Foto: Arquivo)

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, disse que aguarda a regulamentação da lei estadual, que cria o cadastro de pedófilos, para colocar este sistema em prática, no Mato Grosso do Sul. Ele alega que devem ser definidas regras específicas e como esta questão vai funcionar na prática.

"Precisamos aguardar a regulamentação, até porque vai depender de um termo de acordo de cooperação com o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), para que tenhamos as informações sobre as pessoas que foram condenadas por estes crimes", disse o secretário.

Ele ressaltou que como se trata de um nova lei estadual, deve valer apenas para as condenações a partir de agora e que caso seja um sul-mato-grossense que foi condenado em outro estado, vai precisar de uma troca de informações, com os demais tribunais estaduais. "Todas estas questões precisam ser definidas, para que o sistema possa funcionar".

O cadastro de pedófilos foi sancionado como lei estadual, no dia 1° de agosto, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). De autoria do deputado estadual, Coronel David (PSC), vou estipulado o prazo de 30 dias para ser regulamentado e colocado em prática.

O objetivo da proposta, aprovada na Assembleia Legislativa, é dar à população o acesso aos dados de pessoas condenadas por pedofilia, também como forma de prevenção.

Informações - De acordo com o texto, o banco de informações, que deverá ser fornecido pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), deverá apresentar características físicas, circunstâncias e local em que o crime foi cometido, além da idade, histórico de crimes, entre outros dados.

À população, será permitido o acesso ao nome e foto de pessoas que tenham sido condenadas por algum crime contra integridade sexual de crianças e adolescentes. Apenas informações mais detalhadas ficariam restritas às polícias e Poder Judiciário.

Para o autor, o cadastro vai ser mais um instrumento adequado para melhorar o canal de informação com a população, "que vai poder se prevenir contra estes crimes". Apesar de polêmica, a matéria foi aprovada de forma unânime na Assembleia e sancionada sem mudanças, pelo governo estadual.

Nos siga no Google Notícias