ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Processante ainda não tem veredito sobre o destino de Gilmar Olarte

Antonio Marques | 06/11/2015 09:16
O relator da Comissão Processante, vereador Paulo Siufi, disse que na próxima semana conclui o relatório com o veredito sobre Gilmar Olarte (Foto: Marcos Ermínio)
O relator da Comissão Processante, vereador Paulo Siufi, disse que na próxima semana conclui o relatório com o veredito sobre Gilmar Olarte (Foto: Marcos Ermínio)

A menos de uma semana para a apresentação do relatório final da Comissão Processante sobre a investigação do prefeito afastado Gilmar Olarte, o relator, vereador Paulo Siufi (PMDB), ainda não tem a decisão sobre o veredito de Olarte.

Siufi disse ao Campo Grande News que deve se reunir com os advogados da Câmara Municipal neste final de semana para concluir seu relatório e que pretende apresentá-lo aos membros da Comissão na próxima semana. “Ainda não tenho uma definição sobre o resultado. Na semana que vem pode me cobrar”, assegurou.

Criada, no início de agosto, para investigar o então prefeito Gilmar Olarte, que virou réu em processo criminal no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) após ser denunciado pelo MPE (Ministério Público Estadual) por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A prazo final para votação do relatório da Comissão Processantes no Plenário é dia 15 próximo. Antes, porém deve ser aprovado na Comissão. Gilmar Olarte, que foi afastado no dia 25 de agostos pelo Tribunal de Justiça em razão da operação Coffee Break, apresentou sua defesa prévia, mas não arrolou testemunhas para serem ouvidas.

Depois da receberem a defesa prévia de Olarte, a Comissão ainda solicitou informações complementares do Tribunal de Justiça, as quais levaram cerca de um mês para serem encaminhadas ao relator.

Conforme o presidente da Comissão Processante, vereador João Rocha (PSDB), o relatório final poderá decidir pelo afastamento de Gilmar Olarte ou pelo arquivamento do processo, sendo que em ambos os casos deve haver deliberação do Plenário, com votação pelos 28 vereadores.

Rocha esclarece que Gilmar Olarte está afastado do cargo, mas quando os trabalhos da Comissão Processante começaram ele não estava, era o prefeito. “Independentemente de seu afastamento tínhamos que dar continuidade ao rito da Processante, conforme apregoa o Decreto 201”, afirmou o presidente da Comissão.

Nos siga no Google Notícias