ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Procuradoria cogita anular delação de Delcídio por omissão de informações

Ricardo Campos Jr. | 22/04/2017 09:44
Ex-senador Delcídio do Amaral teria omitido informações na delação premiada (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Ex-senador Delcídio do Amaral teria omitido informações na delação premiada (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A omissão de informações pode levar ao rompimento do acordo de delação premiada de Delcídio do Amaral. Segundo jornal Estado de S. Paulo, informações reveladas pelos ex-executivos da Odebrecht Benedicto Júnior e Rogério Santos de Araújo apontam que o político recebeu dinheiro para campanha eleitoral como contrapartida pela atuação em casos de interesse da empreiteira.

O ex-senador resolveu colaborar com as investigações depois de ser preso com base em gravação onde aparece oferecendo ajuda na fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, sugerindo inclusive uma articulação entre ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar soltar o executivo.

Ele prestou depoimento entre 11 e 14 de fevereiro de 2016, mas não tocou nas informações que posteriormente foram entregues pela Odebrecht.

Além disso, Delcídio foi taxativo ao dizer que não recebeu propina atrelada à refinaria de Pasadena (EUA) e que nunca participou de reuniões sobre a obra. Contudo, o ex-diretor da empreiteira Rogério Araújo cita uma reunião em que a UTC Engenharia se comprometeu a dar R$ 4 milhões a ela para viabilizar a participação da empresa na ampliação daquele empreendimento.

Na delação, o político citou de forma superficial um pedido de ajuda feito a Cerveró para quitar dívidas da campanha de 2006. Araújo acrescentou que o valor foi repassado como contribuição pela aprovação de um projeto de gasoduto a ser realizado por uma companhia ligada à Petrobras na Argentina.

Segundo o Estadão, Benedicto Júnior, ex-presidente da construtora Norberto Odebrecht, também citou repasses a Delcídio que também foram omitidos.

Com o surgimento de novos fatos, a PGR vai decidir se adita a delação em condições mais duras ou se rescindirá o acordo. O advogado Antônio Figueiredo Basto, responsável pela defesa de Delcídio, disse que não comentará a colaboração da Odebrecht.

Outras delações também devem ser reavaliadas, entre elas a prestada pelo ex-gerente de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco, que omitiu ter pedido a Araújo que guardasse 24 garrafas de vinho de primeira categoria logo após o início da Operação Lava Jato.

As empreiteiras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa também cogitam rever as delações. A revisão é chamada de “recall” pelo Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias