ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Programa de eficiência energética troca geladeiras de 249 famílias na Capital

Bruno Chaves | 30/10/2013 17:29
Governador foi ao centro comunitário de bairro para participar da entrega (Foto: Cleber Gellio)
Governador foi ao centro comunitário de bairro para participar da entrega (Foto: Cleber Gellio)

Mais de 200 famílias de baixa renda de Campo Grande foram beneficiadas, nesta quarta-feira (30), com geladeiras novas entregues pelo Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pela Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. O governador André Puccinelli (PMDB) esteve nos bairros Vida Nova II, Danúbio Azul e Futurista para participar da solenidade.

“O Programa Eficiência Energética foi criado há mais de 10 anos, na época do apagão, onde o Governo Federal obrigou as concessionárias de energia a destinarem 0,5% do seu lucro a programas sociais”, explicou.

Em Mato Grosso do Sul, André preferiu destinar os recursos para atender a população através de melhorias a fiação elétrica da casa de pessoas de baixa renda e troca de lâmpadas e geladeiras que mais consomem energia por aquelas que menos gastam.

“Ao invés de aumentar os ares-condicionados do governo, ao invés de trocar fiação do Hemosul, como estou fazendo com recursos próprios, eu prefiro destinar esse benefício a população”, garantiu.

No bairro Vida Nova II, 154 famílias de baixa renda trocaram as geladeiras velhas por modelos novos e de baixo consumo. O mesmo programa de eficiência promoveu a substituição de 920 lâmpadas incandescentes por fluorescentes no bairro, beneficiando, ao todo, 173 famílias, de acordo com a assessoria de imprensa.

“Essa geladeira chegou em boa hora porque a minha está velha, caindo aos pedaços e consome muita energia. É um presente de natal e ano novo”, comemorou a dona de casa Angélica Zacarias da Silva, 34 anos.

Já nos bairros Danúbio Azul e Futurista, a troca dos refrigeradores ocorreu para 95 famílias de baixa renda. Nesses dois bairros, os técnicos da Enersul visitaram várias residências e 100 famílias puderam ser contempladas com as ações do Programa Eficiência Energética. Ao todo, 490 lâmpadas incandescentes foram trocadas por modelos fluorescentes.

O projeto contempla várias cidades do Estado. Em 2012/2013, os bairros Aero Rancho, Moreninhas e o Assentamento Pereira Borges, em Campo Grande, também foram beneficiados. Em todo o Estado estão sendo aplicados mais de R$ 7 milhões no atendimento de 2,5 mil famílias.

Nos siga no Google Notícias