A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Setembro de 2019

09/09/2019 12:30

Projeto alerta sobre riscos da queima de carvão em locais fechados

Intenção é colocar um alerta sobre os riscos na embalagem do produto, que for vendido em MS

Leonardo Rocha
Carvão vegetal para venda (Foto: Divulgação/MF Rural)Carvão vegetal para venda (Foto: Divulgação/MF Rural)

Foi apresentado na Assembleia o projeto que alerta sobre os riscos da queima de “carvão vegetal” em locais fechados, que segundo a proposta, pode gerar intoxicação e até morte com a inalação de monóxido de carbono. A intenção é que esta informação esteja na embalagem dos produtos.

Segundo o projeto, este texto deverá estar impresso nas embalagens (carvão), em tamanho que permita sua fácil visualização e leitura. “Por exemplo, tem o alerta sobre os malefícios causados pelo cigarro impresso no produto. Queremos fazer igual com o carvão”, disse o autor, o deputado Renato Câmara.

A frase que fixa na embalagem seria: "A queima do carvão vegetal em recintos fechados pode causar intoxicação e morte”. A se for aprovado, caberá ao governo estadual regulamentar a lei, sendo responsável pela fiscalização. As empresas terão 180 dias para se adequar as normas.

Para quem descumprir as medidas, a proposta determina multa e punições previstas no Código de Defesa do Consumidor. “Em todo o País, inclusive em nosso Estado, já ocorreram diversos óbitos por intoxicação advinda da queima do carvão vegetal em ambientes fechados”, justifica o autor.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados em plenário. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions