ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto de lei prevê detectores de metais em escolas municipais

Proposta, no entanto, apenas autoriza a prefeitura de Campo Grande a aplicar medida

Mayara Bueno | 07/11/2017 08:27
Escola Municipal Geraldo Castelo, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Escola Municipal Geraldo Castelo, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Projeto de lei na Câmara Municipal de Campo Grande prevê detectores de metais nas escolas municipais. A proposta, no entanto, só autoriza o município, não o obriga a colocar em prática a medida, mesmo se for aprovada na casa de leis.

Conforme o texto, os equipamentos devem detectar armas de fogo, armas brancas, como facas, estiletes, navalhas, punhais, barras de ferro, ferramentas industriais, entre outras.

O autor do projeto, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), propõe que a prioridade da instalação seja em escolas que tenham histórico de violência dentro e no entorno.

O texto determina que qualquer pessoa que queira entrar na instituição passe pelo detector, além de inspeção visual de seus pertences, "quando identificada alguma irregularidade".

Em 2014, o mesmo parlamentar apresentou tal medida, que foi aprovada pelos demais vereadores. Contudo, o então prefeito Gilmar Olarte vetou o projeto julgando-o como discriminatório.

Junto com a medida, o projeto sugere a criação de comissões nas escolas com a participação dos alunos, pais e professores para que discutirem a vulnerabilidade social, violências e ações para melhoria da segurança.

O projeto foi protocolado em 30 de outubro e disponibilizado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da Câmara Municipal. O texto ainda será analisado pelas comissões e plenário do Legislativo.

Mesmo se for aprovada, a medida é apenas autorizativa, cabendo à prefeitura cumprir quando tiver disponibilidade orçamentária e interesse.

Nos siga no Google Notícias