ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto em que alunos reparam danos perde força na Assembleia

Proposta gerou polêmica após convocação de pais em Dourados

Leonardo Rocha | 28/05/2017 14:31
Deputados Rinaldo Modesto, Mara Caseiro, Coronel David e Pedro Kemp, durante discussão sobre o projeto (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Rinaldo Modesto, Mara Caseiro, Coronel David e Pedro Kemp, durante discussão sobre o projeto (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Após ficar quase dois anos parado na Assembleia, o projeto conhecido como "Lei Harfouche", em que alunos envolvidos em atos de vandalismo, precisam reparar os danos nas escolas, perdeu força no legislativo, para sua 2° votação em definitivo. O problema foi a polêmica da última semana, envolvendo uma convocação obrigatória de pais para uma palestra, em Dourados.

Os deputados já haviam aprovado o projeto, em primeira votação, e pelo quadro de opiniões, passaria com folga, quando fosse votado em definitivo, já que até aquele momento, apenas a bancada estadual do PT era contra a matéria, contra vários apoiadores como Lídio Lopes (PEN), Herculano Borges (SD), Eduardo Rocha (PMDB) e Coronel David (PSC).

Acontece que após a polêmica da semana passada, onde o Ministério Público de Dourados, fez uma convocação obrigatória aos pais e responsáveis, para comparecer a uma palestra do procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, tendo a ameaça de até cobrança de multa, a situação se inverteu, com muitos deputados criticando a matéria.

Eles inclusive aprovaram uma "moção de repúdio" a esta convocação, que teve a assinatura da maioria dos parlamentares, inclusive com críticas em tribuna feita pelos deputados João Grandão (PT), Paulo Siufi (PMDB), Maurício Picarelli (PSDB) e Onevan de Matos (PSDB).

Até o líder do Governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), se posicionou sobre o tema, dizendo que a convocação dos pais em Dourados, não tinha o aval da Secretaria Estadual de Educação e nem do governo estadual.

Coube ao autor do projeto, Lídio Lopes (PEN), fazer a defesa do programa, no meio de toda polêmica. "A convocação aos pais, não tem nada a ver com o projeto que estamos aprovando aqui, mas sim com o lançamento do Programa. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, explicou.

O deputado Pedro Kemp (PT), autor do moção de repúdio, já tinha apresentado uma emenda, que mudava totalmente o projeto, ao propor o programa da "Justiça Restaurativa", no lugar da "Lei Harfouche", que segundo ele, defende a solução de problemas de forma pedagógica, sem reparação de danos ou punições.

Nos siga no Google Notícias