ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto exige devolução de taxa de matrícula aos alunos desistentes

Intenção é garantir reembolso aos estudantes nas instituições particulares de MS

Leonardo Rocha | 23/09/2020 17:45
Estudantes na entrada na Uniderp, universidade particular da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Estudantes na entrada na Uniderp, universidade particular da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia exige a devolução da taxa de matrícula, aos alunos que desistirem do curso ou solicitaram transferência, antes das aulas começarem nas universidades privadas, a cada período letivo.

A devolução deverá ocorrer no prazo de 10 dias. A proposta ainda prevê que as instituições podem descontar até 5% deste valor, em função dos gastos administrativos, sendo necessário comprovar os custos em planilhas.

“Antes do início das aulas não houve efetiva prestação de serviço, por isso a instituição deve reembolsar o consumidor. O objetivo do projeto de lei é conferir proteção jurídica aos estudantes”, justificou o autor do projeto, o deputado João Henrique Catan (PL).

A proposta diz que caberá ao Procon-MS (Superintendência de Defesa ao Consumidor) fazer a fiscalização da lei, assim como aplicar multas às instituições que descumprirem as medidas. As empresas também podem receber punições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A matéria será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e depois segue para o plenário, onde será votada pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias