ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto fixa prazo de 24 horas para planos autorizarem exames a idosos

Intenção é evitar que demora traga riscos de saúde aos pacientes

Leonardo Rocha | 17/07/2017 12:48
Deputado Cabo Almi, autor do projeto, vai buscar apoio dos colegas para aprovação (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Cabo Almi, autor do projeto, vai buscar apoio dos colegas para aprovação (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O deputado Cabo Almi (PT) apresentou projeto que fixa o prazo de 24 horas, para os planos de saúde autorizarem exames a pessoas acima de 60 anos. A intenção é evitar que estes procedimentos demorados, possam causar riscos efetivos aos pacientes, em função de burocracia.

O autor justifica que em alguns casos de exames mais complexos, os planos de saúde tendem a dificultar a autorização, por isso a importância desta análise prévia, no prazo máximo de um dia. Ele ponderou que muitos vezes o impasse termina em ações judiciais.

“Essa espera pode gerar uma série de riscos ao paciente. Em várias situações os usuários dos planos precisam recorrer à justiça para garantir seus direitos. O objetivo desta proposta é evitar que mais esse desgaste aos idosos", argumentou.

Caso o projeto se torne lei estadual, as empresas que não cumprirem estes requisitos, sofrerão primeiro uma advertência, depois se houver reincidência haverá aplicação de multa, no valor de R$ 5 mil uferms (R$ 121.150,00). O autor alega que esta medida é necessária para atender os idosos.

O projeto foi apresentado na última semana antes do recesso parlamentar, portanto segue no início de agosto para as comissões da Assembleia. Depois passa por duas votações no plenário e caso seja aprovado, será encaminhado para avaliação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

Nos siga no Google Notícias