ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto fixa prazo de 48 horas para exames em mulheres agredidas

Prazo fixado quer acelerar emissão de exames que vão ajudar as autoridades a investigar as agressões

Leonardo Rocha | 15/07/2019 08:41
Prédio do Imol em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Prédio do Imol em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia fixa o prazo máximo de 48 horas para emissão do laudo de “corpo de delito” realizado nas mulheres vítimas de violência, feitos pelo Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal). A intenção é que esta prova esteja á disposição o quanto antes para as autoridades policiais.

O autor do projeto, Neno Razuk (PTB), diz que estes laudos devem ajudar nos processo sobre as mulheres, assim como de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, que foram vítimas de violência.

Ele justificou que já existe uma lei federal que prioriza estes grupos, o entanto não fixa prazo para a realização e emissão do exame. “A norma federal fixou princípio geral, cabendo a cada estado complementar ou suplementar para o preenchimento dessa omissão”, explicou.

O autor destaca que o exame estará à disposição neste prazo (48 horas), tanto para autoridades que investigam o caso, assim como as partes envolvidas. Segundo a proposta, eventuais despesas maiores em função desta medida, poderão ser suplementadas no orçamento do Estado.

Caso o projeto seja aprovado e se torne lei estadual, o governo estadual terá um prazo de 60 dias para regulamentar sua aplicação. A matéria segue para as comissões da Assembleia e deve ser apreciada após o recesso parlamentar, em agosto.

Nos siga no Google Notícias