ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto garante teste para detectar câncer de próstata em MS

Leonardo Rocha | 18/11/2013 13:21
Deputado destaca que teste deve ser anual e funcionar de forma preventiva (Foto: Divulgação)
Deputado destaca que teste deve ser anual e funcionar de forma preventiva (Foto: Divulgação)

O projeto de lei do deputado estadual Paulo Corrêa (PR) prevê a gratuidade de testes para homens com mais de 50 anos,  ao menos uma vez por ano, para detectar câncer de próstata na rede publica de saúde.

“Já falei com o governador (André Puccinelli) que não temos uma política pública de saúde para o homem, faremos igual às mulheres, uma espécie de preventivo para evitar que as pessoas se tratem deste câncer quando já está bem adiantado”, explicou ele.

Com esta proposta o cidadão poderá procurar uma unidade de saúde para fazer a coleta e execução de testes que em cinco dias úteis, o paciente já terá o resultado dos laudos disponível via internet. Desta forma se for necessário poderá iniciar o tratamento.

O deputado ainda destacou que com esta prevenção, o próprio governo estadual irá economizar nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. “Os gastos são altos em cirurgias modernas e tratamentos que muitas vezes não evitam a morte, com esta prevenção poderemos oferecer a cura sem sequelas”, apontou ele.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é a segunda causa de morte nos homens, perdendo apenas para o de pulmão. Esta ação faz parte da campanha “Novembro Azul” que irá promover conscientização sobre o tema a sociedade, para que haja mais prevenção e diminuição no número de casos fatais.

Nos siga no Google Notícias