A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/11/2013 13:21

Projeto garante teste para detectar câncer de próstata em MS

Leonardo Rocha
Deputado destaca que teste deve ser anual e funcionar de forma preventiva (Foto: Divulgação)Deputado destaca que teste deve ser anual e funcionar de forma preventiva (Foto: Divulgação)

O projeto de lei do deputado estadual Paulo Corrêa (PR) prevê a gratuidade de testes para homens com mais de 50 anos,  ao menos uma vez por ano, para detectar câncer de próstata na rede publica de saúde.

“Já falei com o governador (André Puccinelli) que não temos uma política pública de saúde para o homem, faremos igual às mulheres, uma espécie de preventivo para evitar que as pessoas se tratem deste câncer quando já está bem adiantado”, explicou ele.

Com esta proposta o cidadão poderá procurar uma unidade de saúde para fazer a coleta e execução de testes que em cinco dias úteis, o paciente já terá o resultado dos laudos disponível via internet. Desta forma se for necessário poderá iniciar o tratamento.

O deputado ainda destacou que com esta prevenção, o próprio governo estadual irá economizar nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. “Os gastos são altos em cirurgias modernas e tratamentos que muitas vezes não evitam a morte, com esta prevenção poderemos oferecer a cura sem sequelas”, apontou ele.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é a segunda causa de morte nos homens, perdendo apenas para o de pulmão. Esta ação faz parte da campanha “Novembro Azul” que irá promover conscientização sobre o tema a sociedade, para que haja mais prevenção e diminuição no número de casos fatais.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions