ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto libera consumidor de pagar taxa mínima da tarifa de energia

Leonardo Rocha | 19/02/2017 13:01
Projeto foi apresentado pelo deputado Cabo Almi (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto foi apresentado pelo deputado Cabo Almi (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Cabo Almi (PT) libera o consumidor, em Mato Grosso do Sul, de pagar a taxa de tarifa mínima de energia, caso tenha usado um valor inferior ao cobrado no mês. A matéria foi apresentada na Assembleia Legislativa.

O autor justifica que os consumidores devem arcar apenas com sua despesa efetiva, que foi identificada pela concessionária do serviço. Ele entende que se a tarifa mínima foi superior a este valor, está ferindo os direitos previstos na Constituição, pois o cidadão está pagando por algo que não utilizou.

"Violação que furta qualquer tentativa do usuário de economizar com o gasto de energia. Fato que agride os princípios da universalidade dos serviços públicos e da modalidade das tarifas", justifica. A proposta ainda prevê punição, como advertência e pagamento de multa, caso haja descumprimento da lei.

O projeto será enviado para as comissões permanentes do legislativo, para depois ser apreciada pelos deputados estaduais, no plenário da Assembleia. Caso seja aprovado, segue para o crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

Nos siga no Google Notícias