ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Projeto permite que municípios façam limpeza em imóveis particulares

Intenção é limpar imóveis privados que podem ser focos da dengue e de outras endemias

Leonardo Rocha | 24/07/2020 12:32
Agente de endemias verificando imóvel em Campo Grande, no começo do ano (Foto: PMCG - Divulgação)
Agente de endemias verificando imóvel em Campo Grande, no começo do ano (Foto: PMCG - Divulgação)

O projeto em tramitação na Assembleia permite que os municípios façam limpeza em imóveis particulares, que tenham indícios de proliferação da dengue e outras endemias. Para isto será cobrada uma taxa do proprietário da residência ou estabelecimento.

“Atualmente é comum observarmos epidemias explosivas de dengue em nosso Estado, impulsionadas pelas transmissões endêmicas que tem sua origem na proliferação do mosquito Aedes aegypti, que encontra em imóveis sujos, particulares e públicos”, descreveu o autor do projeto, o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

Esta limpeza “compulsória” será feita depois que o proprietário for notificado e mesmo assim não tomar a atitude por conta própria. Depois do processo concluído, o município poderá até “arrombar as portas” do local para realizar a ação.

Esta taxa (limpeza) que será cobrada do proprietário, não o irá eximir de pagar multas por deixar o imóvel particular sujo, que estão previstas na legislação. A proposta foi enviada para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e será avaliada depois do recesso parlamentar.

Caso seja aprovada pelos deputados em plenário, a matéria ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para se tornar lei estadual.

Nos siga no Google Notícias