ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto prevê distribuição de repelentes para grávidas carentes

Leonardo Rocha | 04/02/2016 08:11
Projeto quer evitar casos de zika vírus em gestantes carentes no Estado (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Projeto quer evitar casos de zika vírus em gestantes carentes no Estado (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O projeto do deputado Eduardo Rocha (PMDB) prevê distribuição gratuita de repelentes para grávidas carentes em Mato Grosso do Sul. A intenção é prevenir e contribuir com este público que não tem condições financeiras para compra os produtos, que é hoje é essencial para se prevenir contra dengue, chikungunya e principalmente o zika vírus.

Para ter acesso a este benefício, as mulheres terão que enviar laudo comprovando a gravidez, além de renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos mensais, sendo necessário um comprovante da Secretaria Municipal de Saúde. Ficará a cargo do SUS (Sistema Único de Saúde) e SES (Secretaria Estadual de Saúde) fazer a distribuição destes repelentes, com ajuda dos serviços sociais municipais.

O autor do projeto justifica que existe uma grande preocupação com as gestantes, em função dos casos de microcefalia, que tem relação com o zika vírus, tanto que os casos registrados no Estado estão sendo acompanhados pelas autoridades competentes. “É necessária a diminuição dos efeitos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, evitando assim graves e permanentes problemas de saúde pública", disse ele.

Ainda cita que no Estado do Rio de Janeiro, o repelente ficou mais barato após lei para reduzir a alíquota do ICMS, assim como o governo federal que aprovou a distribuição de repelentes de forma gratuita às mais de 400 mil grávidas inscritas no programa Bolsa Família.

O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser encaminhado ao plenário, que irá analisar primeiro sua legalidade e depois o mérito da matéria. Caso seja aprovado, restará ao governo estadual fazer as regulamentações necessárias.

Ações - O deputado Renato Câmara (PMDB) está articulando a criação de uma comissão de acompanhamento as ações de combate a dengue, em Mato Grosso do Sul. A intenção deste grupo será participar das campanhas e atividades, para saber que ações o poder público está realizando e assim propor projetos de lei que possam ajudar e cooperar com os trabalhos.

Nos siga no Google Notícias