ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto que trata de benefícios não traz novas despesas, diz defensor

Defensor-geral foi até a Assembleia explicar projeto da instituição

Leonardo Rocha | 14/03/2017 13:36
Projeto que trata de benefícios não traz novas despesas, diz defensor

O defensor-geral, Luciano Montali, alegou que os projetos enviados que tratam de benefícios, como auxílios, licenças-prêmios e indenizações, não aumentam e nem trazem novas despesas, para a instituição. Ele se pronunciou na Assembleia, após polêmica gerada com as matérias.

Montali alegou que os projetos são de autonomia da instituição e que se tratam de direitos adquiridos pelos servidores. "Não estamos aqui aumentando e nem criando novas despesas, se tratam de matérias concisas previstas na legislação, em direitos que devem ser resguardados".

O defensor-geral se reuniu com os deputados, durante a sessão desta terça-feira (14), mas não concedeu entrevista a imprensa, apenas se pronunciou na tribuna da Casa de Leis. Ele foi explicar a matéria que gerou polêmica, no momento em que outros poderes estão cortando gastos.

O projeto tem normas gerais para concessão de auxílio-alimentação e saúde aos defensores públicos, além de possibilitar indenizações, das férias e licenças-prêmios não gozadas por necessidade de serviço. Também coloca estes benefícios nos mesmos moldes do Ministério Público e Magistratura.

"Existe uma grande evasão de defensores públicos, com profissionais seguindo para outras carreiras, onde são melhores remunerados, temos o compromisso com a transparência, além disto temos um quadro deficitário", alegou Montali.

Fundo - Outro ponto destacado foi o projeto que amplia a destinação de recursos do Fundo Especial da Defensoria, para a concessão os benefícios auxílio-alimentação, saúde e outras verbas indenizatórias. Antes só era permitido para treinamento de pessoal, aquisição de equipamentos e materiais, construção e reforma de edifícios.

Luciano também ressaltou que esta abaerto a discutir sobre os custos cartorias, que uma parcela serve para financiar os fundos da Defensoria e Ministério Público. "Também pagamos impostos e podemos discutir o assunto, mas estes projetos não influenciam o bolso do contribuinte".

Sobre a política de gastos públicos, o defensor ressaltou que a instituição fez uma revisão de contratos e conseguiu uma economia anual de 27%, em relação as despesas. Os deputados devem avaliar o projeto sobre benefícios da Defensoria, ainda neste mês, no plenário da Assembleia.

Nos siga no Google Notícias