ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Projeto quer proibir uso de fogos de artifício com barulho em MS

Medida diz que artefatos são prejudiciais a saúde e bem estar de crianças, idosos e animais

Leonardo Rocha | 06/02/2020 09:00
Fogos de artifício na Cidade do Natal, em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)
Fogos de artifício na Cidade do Natal, em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Foi apresentado na Assembleia o projeto que proíbe em Mato Grosso do Sul o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido, ou seja, que produzem barulho. A proposta segue para as comissões da Casa de Leis, para depois ser votado em plenário pelos deputados.

O autor da matéria, o deputado Neno Razuk (PTB), alega que estes fogos de artifício com estampido são prejudiciais à saúde e bem estar de animais, crianças com autismo e idosos. “Infelizmente as campanhas que existem para que a população se conscientize e deixe esse hábito não tem surtido o efeito esperado”, justificou.

A proposta, no entanto, destaca que os fogos com efeitos visuais luminosos ou de cores, que não produzem estampido, continuarão sendo permitidos, sem qualquer restrição. A intenção é que caso a lei seja aprovada, ela entre em vigor em um prazo de 180 dias após sua publicação.

Para coibir a prática, está previsto a aplicação de multas às pessoas que descumprirem a lei. A proibição inclui os locais públicos e privados, assim como fechados e abertos. Caso a proposta seja aprovada pelos deputados na Assembleia, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

Nos siga no Google Notícias