A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

10/11/2009 09:50

Projetos de rateio do ICMS e zoneamento são "congelados"

Redação

Dois projetos complexos e polêmicos estão "congelados" na Assembléia Legislativa. Um deles é o zoneamento ecológico-econômico. Com a aprovação do projeto nacional e decreto vedando financiamento para o plantio de cana-de-açúcar no Pantanal, o projeto estadual ficou inviabilizado por conta da hierarquia, explicou o líder do governo, Youssif Domingos (PMDB).

Outro projeto que ficou estacionado é de mudança nos critérios de rateio de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A primeira proposta de redistribuição, do deputado Júnior Mochi, foi apelidada de Lei Robin Hood. Teve de ser retirada de pauta por falta de consenso entre os municípios mais ricos e mais pobres.

O governador, André Puccinelli (PMDB), informalmente, também propôs mudanças no cálculo dos índices que compõe a cota no bolo de ICMS. A última proposta partiu de um grupo de prefeitos que defende que a cota igualitária, repartida de maneira uniforme entre os 78 municípios sul-mato-grossenses, passe de 7% para 12%.

Para conseguir o índice maior, a solução seria remanejar parte do ICMS Ecológico, que hoje representa 3% da valor que os municípios têm direito e cairia para 2%, com a nova proposta.

O índice ecológico é repassado aos locais que têm ações de preservação ambiental, como projetos de destinação adequada do lixo.

Também cairia o percentual calculado com base na receita própria das prefeituras, de 3% para 1%.

Segundo os prefeitos, a proposta beneficiaria 60 prefeituras e 18 teriam perdas.

Nesta manhã o deputado Junior Mochi ressaltou que se os prefeitos quiserem emplacar o projeto terão de se movimentar junto aos parlamentares. Ele disse que é preciso ter adesão para garantir a aprovação e lembrou que quando apresentou que acabou tendo de retirar sua proposta por falta de consenso.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions