ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Propaganda eleitoral começa dia 9, com Marquinhos recordista em tempo na TV

Atual prefeito conseguiu coligação com 10 partidos. Equipe espera ter 3 minutos de programa

Leonardo Rocha | 30/09/2020 10:08
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante convenção do PSD (Foto: Divulgação - PSD)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante convenção do PSD (Foto: Divulgação - PSD)

A propaganda eleitoral no rádio e televisão vai começar no dia 9 de outubro e segue até 12 de novembro. Em Campo Grande o prefeito Marquinhos Trad (PSD), candidato à reeleição,  terá mais tempo disponível que os outros 13 concorrentes, já que montou uma coligação com 10 partidos.

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) já marcou para o dia 2 de outubro, a partir das 13h30, a primeira reunião com os partidos e candidatos, para discutir como vai funcionar a propaganda eleitoral neste ano. Já apresentando as regras de transmissão e como irá funcionar a divisão de tempo, assim como dias disponíveis.

A equipe de campanha de Marquinhos espera que o candidato tenha um pouco mais de 3 minutos de programa, dos 10 (minutos) disponíveis para candidatos a prefeito. “Isto significa um terço do tempo. É uma vantagem que vamos usar para apresentar as propostas e os trabalho realizado nos quatro anos”, disse o presidente municipal do PSD, Antônio Lacerda.

Ele ponderou que além do programa eleitoral (rádio e TV), esta divisão terá a mesma regra para as propagandas ao longo do dia, as chamadas “inserções”, que ajuda o candidato a apresentar uma proposta ou mensagem ao eleitor.

Faz parte da coligação de Marquinhos: Patriotas , PSD, PC do B, PSDB, PTB , REDE, PSB, Cidadania, Republicanos e DEM. “Deste grupo de aliados, temos que escolher seis partidos para formar nosso tempo de televisão e rádio”, explicou Lacerda.

Entrada da sede do TRE-MS, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Entrada da sede do TRE-MS, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

Divisão – De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 90% do tempo de programa é distribuído de forma proporcional ao número de representantes dos partidos na Câmara Federal e os outros 10% divididos de forma igual entre todas as legendas.

Para eleição deste ano foi dividido o tempo em 60% aos candidatos a prefeito e 40% para os postulantes ao cargo de vereador. Alguns partidos não terão tempo disponível por não atingir a cláusula de barreira, são eles: PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP.

Maiores bancadas -  Responsável por 90% da divisão do tempo, a maior bancada da Câmara Federal é do PT, com 54 deputados, seguido por PSL (52), PP (38), PSD (35), MDB (34), PL (33), PSB (32), Republicanos (30), Democratas (29) e PSDB (29). Com base nestes dados, o TRE-MS vai fazer o cálculo para definir qual o tempo de cada candidato na eleição deste ano.

Nos siga no Google Notícias