ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Proposta que retiraria impostos da Usina de Jupiá do Estado é barrado na Câmara

Lucas Junot | 05/04/2017 15:10
Deputado federal Elizeu Dionízio (PSDB) (Foto: Divulgação/Assessoria)
Deputado federal Elizeu Dionízio (PSDB) (Foto: Divulgação/Assessoria)

O deputado federal Elizeu Dionizio (PSDB) retirou a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/2015 da pauta de votação da CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados, que, se for aprovada, pode transferir para outros estados o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) arrecadado por Mato Grosso do Sul sobre a geração e distribuição de energia elétrica.

O texto propõe alterar o parágrafo 2º do art. 155 da Constituição Federal, determinando que "nas operações interestaduais com energia elétrica, o imposto será repartido entre os Estados de origem e de destino, mantendo-se a mesma proporcionalidade aplicada nas operações com as demais mercadorias".

Também determina que esta divisão do tributo ocorra de forma gradativa, em um período de quatro anos. Segundo a regra proposta, será transferido ao Estado produtor da energia elétrica 20% da alíquota interestadual nos primeiros 12 meses subsequentes a sua produção de efeitos; 40% durante o 13º e o 24º meses; 60% durante o 25º e o 36º meses; 80% durante o 37º e o 48º meses e 100% a partir do 49º mês, sendo que ao final deste prazo todo o ICMS arrecadado em Mato Grosso do Sul passaria para os estados geradores.

"Este projeto prejudica em muito Mato Grosso do Sul que não tem tradição na geração de energia elétrica. O Governo do Estado e as prefeituras iriam perder a receita gerada pelo ICMS, necessária para atender à população", enfatizou o parlamentar, explicando que "a PEC não especifica se a transferência do ICMS será sobre o ICMS cobrado do consumidor ou sobre a geração de energia".

Esta dúvida pode tirar de Mato Grosso do Sul o benefício gerado pela decisão de 18 de agosto de 2015, do Ministério de Minas e Energia, que publicou no Diário Oficial da União, a Portaria nº 384, reconhecendo que as hidrelétricas Souza Dias (Jupiá) e Ilha Solteira estão em território sul-mato-grossense. Até esta data, a sede destas unidades geradoras de energia era no Estado de São Paulo.

Depois de muitos questionamentos da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que administrava estas unidades, o domicílio fiscal acabou sendo Mato Grosso do Sul. Com essa decisão, os municípios sul-mato-grossenses de Três Lagoas e Selvíria e o Governo do Estado passaram a ter direito a receber o ICMS sobre a geração de energia, que antes ia para cidades paulistas.

Por ter sido retirada de pauta, a PEC 49/2015 não tem data para voltar a ser apreciada pelo CCJC da Câmara.

Nos siga no Google Notícias