A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/09/2009 06:56

Queda das receitas leva caravana de prefeitos a Brasília

Redação

A queda das receitas e seus reflexos na gestão municipal levou nesta quarta-feira uma caravana de prefeitos de Mato Grosso do Sul a Brasília.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PMDB), lidera o grupo, formado por 25 administradores.

O evento, do qual também foram convidados vereadores e secretários municipais, ocorrerá no auditório Petrônio Portela, no Senado, a partir das 9h.

Organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), o evento vai discutir os impactos negativos da crise econômica nas finanças municipais.

Na opinião do presidente da Assomasul, a mobilização é justa no momento em que os municípios passam por extrema dificuldade em decorrência do encolhimento de suas finanças ao longo deste ano, principalmente relativa ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Beto Pereira detalha que os repasses do FPM têm preocupado os prefeitos, que encontram dificuldade em investir em obras e serviços prioritários em seus municípios.

Alguns, inclusive, foram obrigados a adotar medidas drásticas, cortando gastos, como horas extras de servidores e diárias de secretários, além de reduzir o horário do expediente das prefeituras como forma de contenção de despesas.

Demonstrativo divulgado este mês pela Assomasul aponta enorme prejuízo dos municípios na receita de FPM.

O fundo repassado em julho deste ano foi 13% menor do que no mesmo período de 2008. No mês passado, houve queda de 16% se comparado também ao ano anterior.

Em setembro o prejuízo será maior ainda

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions