ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Quero continuar revolucionando Corumbá, afirma Paulo Duarte

Candidato do PDT cita avanços da cidade em sua administração para convencer eleitor a lhe garantir mais quatro anos na prefeitura

Helio de Freitas, de Dourados | 26/09/2016 10:00
Paulo Duarte é candidato à reeleição em Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Paulo Duarte é candidato à reeleição em Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Paulo Duarte foi eleito pelo PT em 2012, mas em março deste ano deixou a legenda após o Partido dos Trabalhadores mergulhar no maior escândalo de corrupção do país. Filiado ao PDT, ele busca um segundo mandato e tem como principal bandeira de campanha o trabalho que fez na prefeitura de Corumbá em três anos e meio.

“Fizemos uma verdadeira revolução nas mais diversas áreas de Corumbá. Saúde, educação, transporte público, comércio, habitação, turismo e produção rural foram setores amplamente beneficiados com as nossas ações”, afirma Duarte em entrevista ao Campo Grande News.

Paulo Duarte lembra da infância ao falar da cidade e diz que ao pedir o voto dos eleitores corumbaenses leva a mensagem de que pode fazer mais por Corumbá.

“Enfrentei muitos desafios para vencer na vida. Trabalhei desde os meus 16 anos e nunca imaginei que chegaria a ser prefeito da cidade onde nasci e me criei. Sempre que ando pelas ruas de Corumbá o sentimento é de que é necessário transformar a vida das pessoas para melhor. Como tenho origem humilde, sei de todas as dificuldades que muitos corumbaenses enfrentam para ganhar a vida, e justamente por ter sentido na pele as incertezas do cotidiano é que quero fazer mais pela minha cidade”, afirma.

Crescimento econômico – Duarte diz que a cidade avançou muito em três anos e meio e, mesmo com a crise nacional, a prefeitura conseguiu alavancar o desenvolvimento local acabando com irregularidades e fortalecendo o comércio por meio do incentivo fiscal para que novas empresas se instalassem na cidade.

“Para você ter uma ideia, somente nos três primeiros anos da nossa gestão mais de 2.200 empresas abriram as portas em Corumbá. Além de grandes redes de atacado e varejo, o incentivo para micro e pequenos empreendedores foi intensificado e pessoas que sequer imaginavam serem donas de seus próprios negócios, hoje prosperam e geram emprego e renda, seja na área central ou nos bairros. Posso dizer com muita satisfação e segurança que Corumbá tem superado com criatividade, coragem e trabalho sério a grave crise brasileira e que vamos seguir nesse mesmo caminho: incentivando o trabalho e buscando cada vez mais atrair investidores para a nossa cidade”, declara.

Saúde – O candidato à reeleição diz que fez uma “verdadeira revolução” na saúde, mas reconhece que é preciso fazer mais: “Antes faltavam médicos, medicamentos, havia muitos locais inadequados para o atendimento à população. Óbvio que não solucionamos todos os problemas, mas com muito trabalho e aplicação correta dos recursos, conseguimos ampliar a nossa rede de atendimento com a construção de três unidades básicas de saúde. Hoje a população corumbaense conta com mais um pronto atendimento médico, na parte alta da cidade”.

Ainda sobre a saúde, Duarte diz que o prédio onde funciona a primeira UPA 24 horas do município tinha sido abandonado pela gestão anterior. “A estrutura estava se deteriorando. Finalizamos a obra, equipamos o serviço e contratamos pessoal. Com isso, desafogamos o atendimento no pronto socorro da Santa Casa e melhoramos os serviços de urgência e emergência. Instalamos o Laboratório Municipal e o Complexo de Saúde, que é composto por farmácia, fisioterapia e outros serviços, em locais adequados, modernos, limpos e com atendimento humanizado. Antes esses serviços funcionavam em um local improvisado, em meio à sujeira de pombos, que todo mundo sabe são grandes transmissores de doenças”.

“Reformamos dez postos de saúde e ampliamos de quatro para sete as equipes do Programa Saúde da Família. Também ampliamos a quantidade de médicos na Rede Municipal. Hoje todas as UBS têm médicos à disposição dos pacientes. Tudo isso fizemos gerindo os recursos públicos com muita responsabilidade. E mesmo com a grave crise brasileira e a falta de recursos estaduais e federais, tivemos a coragem de enfrentar as dificuldades e empregamos cada centavo dos recursos municipais em obras estruturantes na área da saúde”, afirmou.

InfraestruturaPaulo Duarte afirma que em sua administração a área urbana de Corumbá passou por transformação, “garantindo mais qualidade de vida” nos bairros e no centro da cidade.

“Muitas áreas que antes estavam abandonadas, hoje são pontos de encontro da família corumbaense. Espaços destinados para a cultura, lazer e esporte. A construção da Praça CEU, a revitalização do Mirante da Capivara e da Cacimba da Saúde, a revitalização e construção de oito praças, sendo duas delas – o Jardim da Independência e a Praça da República – com valor histórico inestimável para nós corumbaenses, são alguns exemplos de obras que estão levando mais qualidade de vida para a população. E mesmo com a grave crise nacional que obrigou o governo federal a cortar recursos para o município, conseguimos recapear, asfaltar e lajotar 324 quadras nos mais diversos bairros da cidade”, cita o prefeito.

Ele continua: “Além disso, implantamos drenagem em 45 quadras, uma obra que ninguém vê porque fica enterrada, mas importante, levando em consideração o relevo e o tipo de solo da região. Em 90% das obras de pavimentação e drenagem que fizemos nesses três anos e meio usamos recursos próprios, dos impostos que a população paga. Queremos continuar implantando mais drenagem e pavimentação, levando cada vez mais infraestrutura para os corumbaenses”.

Dinheiro do Fonplata – O candidato cita o financiamento de 40 milhões de dólares obtido do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata) como uma conquista e que vai ajudar a melhorar a infraestrutura da cidade.

“Depois de três anos e meio articulando, buscando apoio e planejando, finalmente conseguimos a aprovação do financiamento. São recursos aprovados pelo Senado. Esse financiamento é de suma importância para que possamos executar as obras e ações previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado de Corumbá. Contamos com o apoio importante das bancadas federais na Câmara dos Deputados e no Senado. Com esses recursos vamos transformar definitivamente a área urbana de Corumbá, com a implantação de dois grandes parques lineares que vão cortar a cidade de leste a oeste e de norte a sul. O PDI vai garantir a realização de obras consideradas estratégicas para solucionar os principais problemas de Corumbá”, afirmou.

Habitação – “A população corumbaense tem o maior projeto habitacional já visto no município. O Programa Meu Doce Lar, com recursos provenientes do Minha Casa, Minha Vida, já está em fase de conclusão. Serão 1.040 novas moradias com toda a infraestrutura necessária como asfalto, esgoto, escola e creche. Todas essas unidades habitacionais estão sendo destinadas para pessoas que realmente precisam de um lar e que há décadas esperam para realizar o sonho da casa própria. Pela primeira vez na história de Corumbá realizamos um sorteio público dentro de um programa habitacional” citou Paulo Duarte.

Segundo ele, também estão sendo construídas 224 casas que tiveram as obras paralisadas na gestão anterior e 236 casas do Programa Pró-Moradia que haviam sido invadidas e foram regularizadas.

“Além disso, criamos o Programa Terreno Legal e fizemos a regularização fundiária, com entrega de títulos de posse definitiva para mais de 400 famílias em diversos bairros. Para os próximos quatro anos queremos ampliar os programas habitacionais, sempre com muita transparência e destinando um lar para aquelas pessoas que realmente precisam”, promete.

Educação – “Corumbá é um dos poucos municípios do Brasil que tem mantido a qualidade no sistema público de ensino. Nesses três anos e meio à frente da gestão municipal estamos criando uma cidade educadora. Investimos em qualidade e valorização do profissional. Investimos em infraestrutura, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem”, afirmou o prefeito.

“Com o Projeto Bons Ventos, instalamos aparelhos de ar condicionado em todas as escolas da área urbana, transformando Corumbá numa das poucas cidades brasileiras com a rede de ensino municipal climatizada. Hoje, tanto professores quanto alunos, não sofrem mais com o calor que em certas épocas do ano chega a mais de 40 graus. Ampliamos o número de vagas nas creches com a construção de mais dois Centros Municipais de Educação Infantil. Um terceiro Cemei está em fase final de conclusão. Implantamos a educação integral em seis escolas, elevando para 10 o número de unidades em período integral no município. E no dia 8 de setembro recebemos a grata notícia de que conseguimos superar as metas do Ideb. O que estava previsto para acontecer apenas em 2017 foi alcançado em 2015”, comemora.

Ao resuma em uma frase o motivo pelo qual o eleitor deve votar nele mais uma vez, Paulo Duarte afirma: “Peço o voto do eleitor para continuar administrando a cidade com seriedade, fazendo mais com menos recursos e em menos tempo, apesar de toda a crise que o Brasil atravessa”.

Nos siga no Google Notícias