ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Reforma trabalhista está pautada para discussão na quarta-feira, em Brasília

Segundo o substitutivo proposto, os acordos entre patrões e empregados poderão prevalecer sobre a lei como regra geral

Lucas Junot | 24/04/2017 13:51
Os parlamentares votaram os destaques das matérias na quarta e quinta-feira (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Os parlamentares votaram os destaques das matérias na quarta e quinta-feira (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

O projeto de lei da reforma trabalhista (PL 6787/16) está na pautado para discussão ainda esta semana na Câmara Federal. Os parlamentares podem votar ainda os destaques que tentam alterar a proposta sobre a recuperação fiscal dos estados (PLP343/17). Ambos os projetos são do Poder Executivo.

De acordo com a Câmara dos Deputados, a reforma trabalhista está pautada para as sessões de quarta-feira (26) e quinta-feira (27). Segundo o substitutivo proposto, os acordos entre patrões e empregados poderão prevalecer sobre a lei como regra geral. O texto lista 16 temas para exemplificar esse ponto, como banco de horas, parcelamento de férias e plano de cargos e salários. O projeto original limitava a prevalência a 13 pontos específicos.

O texto também cria a figura do trabalho intermitente, com grandes intervalos dentro da jornada e convocação do empregado com três dias de antecedência. Os pagamentos serão por hora trabalhada e o empregado receberá vários direitos após o cumprimento do trabalho, como férias, 13º salário proporcional e adicionais legais.

Outro ponto previsto é a regulamentação do teletrabalho, possibilitando que o empregado preste serviços da sua casa ou mesmo viajando, via internet ou redes privadas. A compra e a manutenção de equipamento para o chamado home office devem ser definidas em contrato.

Recuperação fiscal - Em sessões na terça-feira (25), o Plenário pode concluir a votação dos destaques apresentados ao projeto de lei complementar (PLP) sobre a recuperação de estados em situação em calamidade fiscal.

Os deputados já votaram dois destaques e mantiveram o texto do relator, deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), quanto às contrapartidas exigidas pela União para que o estado aderente suspenda o pagamento das prestações da dívida por três anos.

Dois dos destaques que serão votados pretendem retirar a possibilidade de privatização de estatais e proibições de realização de novas despesas com pessoal, como contratações, reajustes, auxílios e concessão de incentivos tributários.

Nos siga no Google Notícias