ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Política

Reinaldo barra medida que diminuiria gastos com documentos em cartórios

Projeto de lei havia sido aprovado pelos deputados estaduais

Mayara Bueno | 05/07/2016 07:49
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Marina Pacheco)
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Marina Pacheco)

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou o projeto de lei que previa a dispensa de autenticação de cópias dos documentos, exigidos por órgãos da administração estadual. A proposta, que tinha a intenção de diminuir gastos com cartório, havia sido aprovada em junho pelos deputados estaduais e, nesta terça-feira (5), a proibição foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Assim como a maioria dos vetos, o projeto foi vetado, pois, de acordo com o documento, tem “vício de inconstitucionalidade”. Somente o Executivo Estadual poderia definir atribuições às secretarias e órgãos da administração pública. “O que leva a que tal matéria fique reservada à competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo”.

De autoria do deputado Marcos Trad (PSD), a mudança que, segundo ele, traria benefícios aos consumidores, já que cada cobrança de autenticação (validação do documento) custa entre R$ 8 e R$ 12 nos cartórios. Ainda na justificativa do governador, o projeto “importa em nítido prejuízo” à iniciativa privativa dele, enquanto chefe do Executivo Estadual.

Se a proposta fosse valer, caberia ao servidor público avaliar os documentos, podendo instaurar um procedimento se houvesse fraude. Os deputados estaduais ainda podem derrubar o veto, se isso acontecer, o projeto entra em vigência, mas, se eles mantiverem a proibição, a matéria é arquivada de vez.

Nos siga no Google Notícias