ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Relatada por Fábio Trad, PEC da prisão em 2ª instância será votada na terça

O texto será apreciado pela comissão especial do tema na Câmara dos Deputados

Adriano Fernandes | 06/12/2021 20:43
Deputado estadual Fábio Trad (PSD-MS) durante sessão. (Foto: Câmara dos Deputados)
Deputado estadual Fábio Trad (PSD-MS) durante sessão. (Foto: Câmara dos Deputados)

Relatada pelo deputado estadual Fábio Trad (PSD-MS), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da prisão em segunda instância deve ser votada nesta terça-feira (07), 14 meses após apresentação do relatório à Câmara dos Deputados.

A proposta, de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), define que o trânsito em julgado — momento em que, segundo a Constituição, o condenado criminalmente é considerado culpado e começa a cumprir pena — acontece após a segunda instância. Ainda não há data para a votação em plenário, que depende do presidente Arthur Lira (PP-AL).

Para a prisão ocorrer após a condenação em segunda instância, a proposta acaba com os recursos extraordinário e especial ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). O relatório do texto, de Fábio Trad (PSD-MS), apresentado em setembro do ano passado, expande essa alteração também para o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme o site Globo.

Como não havia apoio o suficiente para a proposta ser aprovada pela Câmara, ela ficou parada na comissão desde 2019, quando foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O presidente da comissão, Aliel Machado (PSB-PR), disse que espera que a proposta seja votada em plenário "o mais rápido possível".

O texto será apreciado pela comissão especial do tema na Câmara dos Deputados.



Nos siga no Google Notícias