ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Relator apresenta projeto de cálculo do FPE com proposta de transição até 2015

Mariana Jungmann, da Agência Brasil | 29/11/2012 19:57

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) entregou hoje (29) seu relatório sobre o projeto que trata do novo cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O texto precisa ser aprovado este ano porque o cálculo atual foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, e só vale até 31 de dezembro.

O relatório de Walter Pinheiro prevê uma regra de transição até 2015. A partir daí, o Congresso voltará a discutir o assunto e fazer um novo projeto de lei para um cálculo definitivo.

O projeto também garante que ninguém receberá menos, em 2013, do que a parcela de 2012 corrigida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O texto ainda determina que a divisão do fundo entre os estados irá considerar a combinação de população e renda domiciliar per capita. O fator população será contabilizado de acordo com a proporção do estado em relação a todo o país, respeitando um máximo de 7%.

Por exemplo, São Paulo tem população correspondente a 21% do total do país, mas pelo novo cálculo do FPE serão considerados apenas 7%. Já a renda domiciliar será aplicada de maneira invertida, de modo que os estados mais pobres recebam mais.

O projeto, no entanto, estabelece que para os repasses da União para os estados que considerem o rateio do FPE como critério, o limite populacional e de renda não serão aplicados. Assim, nenhum estado será prejudicado no que se refere a repasses como, por exemplo, de royalties.

O relatório também representa um substitutivo a diversos projetos de redistribuição do FPE que tramitavam no Senado e que foram apensados. Ele foi entregue na Comissão de Assuntos Econômicos. Na próxima semana, deve ser votado um pedido de urgência para que ele possa seguir para o plenário da Casa. Depois de aprovado no Senado, o projeto precisará seguir para a Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias