ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Relatório da PF mostra influência de Bumlai sobre ministro, diz jornal

Leonardo Rocha | 14/11/2016 10:29
PF cita influência de pecuarista sobre Dias Toffolli (Foto: Carlos Humberto/SCO/STF)
PF cita influência de pecuarista sobre Dias Toffolli (Foto: Carlos Humberto/SCO/STF)
Relatório da PF mostra influência de Bumlai na gestão do PT (Foto: Lula Marques/Agência PT)
Relatório da PF mostra influência de Bumlai na gestão do PT (Foto: Lula Marques/Agência PT)

Relatório da Polícia Federal aponta que a família do pecuarista sul-mato-grossense, José Carlos Bumlai, teria influência sobre o vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Dias Toffolli. Este documento foi encaminhado na última sexta-feira (11), e anexado à investigação da Operação Lava Jato.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, este documento foi subscrito pelo agente da Polícia Federal, Chaves Garcia, e depois encaminhado ao delegado Filipe Hille Pace. O relatório teve como base documentos e dados apreendidos no endereço de Maurício Bumlai, filho do pecuarista, onde havia uma série de contatos, com pessoas ligadas ao governo do ex-presidente Lula.

Existiam telefones da granja do Torno, assim como dos ex-ministros José Dirceu e Gilberto Carvalho. No relatório, o agente da Polícia Federal, ressalta que tais informações mostram que a família Bumlai tinha influência política durante o governo petista, não apenas no Palácio do Planalto, mas também com o ministro do STF, Dias Toffoli.

Neste documento, o agente diz que "chama a atenção" o contato do pecuarista com Toffolli, que foi advogado do PT e indicado durante o governo Lula, para ocupar a cadeira do Supremo Tribunal Federal. O ministro inclusive participou das campanhas presidenciais de Lula, em 1998, 2002 e 2006.

O relatório pondera que apenas a "simples menção dos nomes" não significa o envolvimento dos citados em eventuais "delitos" e que a intenção é analisar os documentos, arquivos, planilhas, notas fiscais, que sejam úteis ao processo e investigação da Lava Jato.

O agente ainda sugere que cabe as autoridades solicitar "novas pesquisas" ou avaliações sobre estas informações. O gabinete do ministro do STF informou a reportagem citada, que Toffoli nunca teve relação de amizade com Bumlai.

Condenação - O pecuarista sul-mato-grossense foi condenado a 9 anos e 10 meses de prisão por gestão fraudulenta de instituição financeira e corrupção. Ele realizou um empréstimo de R$ 12 milhões, que foi na verdade enviado ao PT, pelo Banco Schahin, em outubro de 2004.

De acordo com a Operação Lava Jato, em função deste empréstimo, o grupo Schahin, foi favorecido por um contrato de US$ 1,6 bilhão, sem licitação com a Petrobrás em 2009, para operar o navio sonda Vitória 10.000.

Nos siga no Google Notícias