ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Revogados mandados de prisão contra “República de MS” em Campinas

Fabiano Arruda | 15/06/2011 11:26
Ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Cândia é apontado como braço direito da primeira-dama de Campinas. (Foto: AAN)
Ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Cândia é apontado como braço direito da primeira-dama de Campinas. (Foto: AAN)
Francisco Lagos e Aurélio Cance Jr tiveram prisão preventiva decretada na sexta-feira; mandados foram revogados hoje.
Francisco Lagos e Aurélio Cance Jr tiveram prisão preventiva decretada na sexta-feira; mandados foram revogados hoje.

O TJ/SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) confirmou agora há pouco a revogação dos sete mandados de prisão expedidos na semana passada em Campinas (SP), entre eles, do ex-prefeito de Corumbá Ricardo Cândia, que é ex-diretor de Planejamento da Prefeitura de Campinas; do ex-diretor da Sanesul e da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), Aurélio Cance Júnior, e do ex-secretário de Cultura em Campo Grande, Francisco Lagos, que foi coordenador de Comunicação na cidade do interior paulista.

Lagos teve prisão preventiva decretada por duas vezes desde o início das prisões no caso Sanasa, mas não chegou a ser detido. Já Cândia e Cance Júnior chegaram a ficar presos na primeira operação. Nos mandados expedidos na última sexta-feira o trio era considerado foragido até hoje pela manhã.

Além deles, foram revogados, na noite de ontem, pelo desembargador do TJ/SP, Fábio Poças Leitão, os mandados de prisão contra a primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Jorge Santos, do vice-prefeito, Demétrio Vilagra, o ex-diretor comercial da Sanasa, Marcelo de Figueiredo, além do ex-secretário de Segurança Pública da Prefeitura de Campinas, Carlos Henrique Pinto.

Segundo informações do grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), com a ordem da Justiça, a 3ª Vara Criminal expedirá um contra-mandado de prisão que anula o anterior e também o alvará de soltura de Carlos Henrique Pinto e Marcelo de Figueiredo, que estão presos desde a última sexta em um Batalhão de Choque da Polícia Militar em São Paulo.

O Ministério Público investiga, desde 2009, o possível envolvimento de integrantes do alto escalação da prefeitura campinense, supostamente chefiados pela mulher do prefeito e ex-chefe de gabinete, Rosely Nassim, na cobrança de propina nos processos de licitações de obras e serviços da Sanasa. O ex-prefeito de Corumbá é apontado como braço direto de Rosely Nassim.

Os sete pedidos de prisão foram feitos pelo Ministério Público, que acusou 22 pessoas de envolvimento no suposto esquema. De acordo com a Promotoria, cerca de R$ 615 milhões foram desviados dos cofres públicos em várias cidades paulistas e de outros estados.

Nos siga no Google Notícias