ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 30º

Política

Riedel se reúne com equipe econômica para última reunião do ano

No encontro, foi feito balanço e avaliação dos resultados alcançados

Por Fernanda Palheta | 23/12/2025 11:51
Riedel se reúne com equipe econômica para última reunião do ano
Governador Eduardo Riedel (PP) se reuniu com a equipe econômica para reunião de fechamento do ano (Foto: Saul Schramm)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), se reuniu com a equipe econômica para a última reunião do ano, para fazer um balanço e avaliar os resultados alcançados. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (23), na Governadoria.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), realizou a última reunião do ano com sua equipe econômica para avaliar os resultados de 2025. O encontro, ocorrido na Governadoria, contou com a presença de secretários e representantes do Tesouro do Estado.Segundo o secretário da Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, apesar da queda na arrecadação, principalmente devido à redução na importação do gás natural boliviano, o Estado manteve o equilíbrio fiscal, cumpriu as metas do Programa de Ajuste Fiscal e preservou sua capacidade de investimento.

Segundo o progressista, a reunião marca o fechamento de 2025. “Última reunião de 2025 com a equipe econômica. Fechamento do ano fiscal, análise dos dados e definições das próximas ações”, disse.

Ao Campo Grande News, o titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul), Flávio César Mendes de Oliveira, aponta que, apesar da crise financeira, o Estado termina o ano com as contas em dia.

Segundo ele, a gestão manteve o equilíbrio fiscal e a qualidade do gasto público. “Mato Grosso do Sul encerra o exercício com as contas em dia, equilíbrio fiscal preservado e uma gestão pautada pela austeridade e pela qualidade do gasto público. Mantivemos nossas obrigações com o Tesouro Nacional, cumprindo as metas do PAF (Programa de Ajuste Fiscal) e da Capag (Capacidade de Pagamento), o que reforça a credibilidade do Estado e garante condições para seguir investindo, sempre com responsabilidade”, apontou.

O titular da Sefaz ainda avaliou o impacto da queda da arrecadação. Nos últimos anos, os cofres estaduais sentiram a queda na arrecadação após a redução da importação de gás natural boliviano, que rendia elevado ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), chegando a responder por até um terço da receita do tributo. Atualmente, o setor representa cerca de 10% do imposto recolhido no Estado.

“Mesmo em um cenário adverso, marcado pela queda de arrecadação, conseguimos preservar um ritmo consistente de investimentos, priorizando as pessoas e reduzindo custos da máquina pública. Esse é um compromisso permanente da gestão. Encerramos o ano com metas cumpridas e com a certeza de que Mato Grosso do Sul continuará se projetando como referência nacional sob a liderança do governador Eduardo Riedel”, finalizou o secretário.

Participaram da reunião o titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Perez; o secretário-adjunto da Sefaz, Jean Neves; e a equipe do Tesouro do Estado.