ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Sancionada lei que permite adoção de animais de rua sem levar para casa

Programa "Animal Comunitário" visa dar melhores condições a cães e gastos que estão nas ruas

Ana Paula Chuva | 02/09/2020 15:21
Tutores poderão colocar casinhas nas calçadas para abrigar animais. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)
Tutores poderão colocar casinhas nas calçadas para abrigar animais. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou a Lei Complementar que permite a adoção de animais de rua sem levar para casa, aprovada pelos vereadores no dia 27 de agosto.

A lei, publicada no Diogrande desta quarta-feira (2), cria e regulamenta o programa “Animal Comunitário”, que permite a adoção de cães e gatos que estão na rua sem que o tutor precise levar o animal para a residência.

Antes o Código de Polícia Administrativa dizia ser proibido manter animais nas vias públicas, com a mudança no texto, os cães e gatos podem permanecer nas vias públicas, se forem bem cuidados pela comunidade local.

Conforme o texto entram neste contexto os animais que estabeleceram laços de “afeto e dependência” na comunidade, mesmo que não tenham um único proprietário. Intenção é que tenham boa alimentação, melhores condições, vacinas e castração.

Os tutores poderão inclusive colocar casinhas nas vias públicas, calçadas, órgãos e empresas para abrigar este animal, sendo devidamente cadastrados na prefeitura. Eles também devem providenciar a identificação, sendo prioridade a microchipagem, do animal.

Nos siga no Google Notícias