ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Aprovado programa que permite "adotar" animal de rua, sem levar para casa

Programa "Animal Comunitário" visa dar melhores condições a cães e gastos que estão nas ruas

Leonardo Rocha | 27/08/2020 12:38
Vereadores durante votação en sessão virtual (Foto: Divulgação - CMCG)
Vereadores durante votação en sessão virtual (Foto: Divulgação - CMCG)

Os vereadores aprovaram a criação do programa “Animal Comunitário”, onde as pessoas poderão adotar cães e gatos que estão na rua, sem precisar levar para sua residências, apenas dando todo cuidado e sendo tutores do animal, que sempre está na comunidade.

O atual Código de Polícia Administrativa diz que é proibido manter animais nas vias públicas, com a mudança no texto, os cães e gatos podem permanecer nas vias públicas, se forem bem cuidados pela comunidade local.

A proposta da prefeitura municipal diz que entram neste contexto, os animais que estabeleceram laços de “afeto e dependência” na comunidade, mesmo que não tenham um único proprietário. Intenção é que tenham boa alimentação, melhores condições, vacinas e castração.

Os tutores poderão inclusive colocar casinhas nas vias públicas, calçadas, órgãos e empresas para abrigar este animal, sendo devidamente cadastrados na prefeitura. “Em um mundo ideal, não deveriam existir animais nas ruas. Contudo, no Brasil, essa é uma realidade na maioria das grandes cidades, e é considerada uma questão de relevância em bem-estar animal e saúde pública”, diz o texto.

Cahorro de rua que é alimentado em condomínio da Capital (Foto: Arquivo - Campo Grande News)
Cahorro de rua que é alimentado em condomínio da Capital (Foto: Arquivo - Campo Grande News)

Regulamentação -  Em entrevista ao Campo Grande News, a subscretária da Causa Animal, Ana Cristina Camargo, explicou que após a proposta sair da Câmara Municipal, ela será regulamentada pela prefeitura, que vai definir como este programa irá ocorrer na prática.

“Nossa intenção é dar melhores condições a estes animais de rua, podendo identificá-los, fazer o controle com a castração e ainda ter o bem estar, com alimentação, água e até a colocação de casinhas em vários locais”,  citou ela.

Camargo ponderou que o objetivo inicial é que os animais sejam adotados, no entanto destacou que alguns, como gatos, são “ariscos” e dificilmente ficariam em um local específico. “Não são sociáveis, mas dá para gente dar bons condições e dignidade ao animal, principalmente o controle, com a castração”.

Ela mencionou que o programa também vai dar “amparo” para pessoas e entidades que já realizam este trabalho com animais de rua, mas que fazem por “conta própria”, sem ajuda do poder público.

Nos siga no Google Notícias