A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

25/04/2011 17:49

Santa Rita do Pardo ganha Unidade Odontológica Móvel para atender carentes

Fabiano Arruda
Microônibus tem capacidade para atender média de 350 pessoas por mês. (Foto: Divulgação)Microônibus tem capacidade para atender média de 350 pessoas por mês. (Foto: Divulgação)

O município de Santa Rita do Pardo, localizado a 266 quilômetros de Campo Grande, foi contemplado com uma Unidade Odontológica Móvel para atender a população sem acesso aos sistemas de saúde.

O microônibus, que tem capacidade para atender média de 350 pessoas por mês, é fruto do Programa Brasil Sorridente criado em 2004 pelo governo federal para facilitar o acesso ao tratamento dentário de populações localizadas em áreas rurais isoladas e com grande extensão geográfica.

Santa Rita do Pardo está entre os 51 municípios de 16 estados que integram os chamados Territórios da Cidadania (locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano e menor dinamismo econômico).

O microônibus é equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (motorzinho do dentista), cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).

A unidade móvel também possui ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel.

Os municípios beneficiados recebem R$ 4,68 mil por mês do governo federal para manutenção e despesas com cada unidade, além de uma parcela única de R$ 3,5 mil para a compra de materiais de consumo, como pinças, espelhos e curetas/espátulas.

A contrapartida do município é garantir a manutenção da unidade, assegurar o instrumental para atendimento ao público e manter a mão-de-obra especializada de dentistas e auxiliares.

“É uma unidade móvel, que na verdade é um consultório odontológico completo, reforçado por um gerador próprio de energia. A primeira que Mato Grosso do Sul recebe do Ministério da Saúde”, comemorou o senador Delcídio Amaral (PT), que viabilizou o veículo para o município.

“Isso é uma ação de cidadania, um projeto cidadão para prestação de serviços a quem mais precisa, não apenas com prevenção, mas também tratamento dentário”, complementou o parlamentar, segundo informações de sua assessoria.

“Vamos atender comunidades carentes nas áreas urbana e rural. Nós temos seis assentamentos e levaremos o benefício a todos eles”, ressaltou a prefeita de Santa Rita do Pardo, Eledir Barcelos de Souza (PT).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions